A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou na manhã desta sexta-feira (05), o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis Ricardo de Oliveira Silva, localizado na Avenida Tancredo de Almeida Neves, 2.801, no Jardim Triângulo.
O Ecoponto é uma homenagem a Ricardo de Oliveira Silva, reconhecido político da cidade, que deixou um legado de compromisso com a comunidade e o meio ambiente.
Com 200 metros quadrados de área construída é o primeiro ecoponto do município com capacidade para receber os seguintes tipos de materiais recicláveis: garrafas PET, papelão, vidros, pilhas, latinhas, caixa TetraPak., óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos, remédios vencidos, isopor e frascos de cosméticos.
O custo total foi de R$ 203.195,72 com o recebimento de emenda destinada pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira falecido recentemente e solicitada pelo vereador Cláudio Squizato.
E o funcionamento deste novo serviço será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O projeto do ecoponto foi desenvolvido pela arquiteta Fernanda Lenharo, da Secretaria de Planejamento.
Para garantir a correta gestão dos resíduos, o Ecoponto não aceitará: resíduos de construção civil, roupas, resíduos de pessoa jurídica e resíduos tóxicos.
Durante a inauguração, a prefeita Priscila Gambale enumerou as 10 entregas realizadas nesta semana: “Todas nossas entregas feitas por meio de parcerias, com o objetivo de levar dignidade ao nosso povo ferrazense. Fazer parte da primeira inauguração do primeiro Ecoponto é uma grande honra, é zelar pelo espaço público, auxiliar e incentivar a preservação do meio ambiente na nossa cidade”, afirmou a prefeita
Para o secretário de Meio Ambiente, Anderson Mota, o ecoponto é um passo significativo para Ferraz trilhar o caminho da sustentabilidade e gestão eficiente dos resíduos sólidos.
Representando toda a família do patrono Ricardo Silva, o irmão Samuel Silva, agradeceu a homenagem e convidou a sobrinha Ana Sarah Silva para falar da grandiosidade do que o pai representou para Ferraz: “Meu pai merece ter essa memória celebrada! Um grande representante da causa ambiental. Nossa família está extremamente feliz com esse reconhecimento ferrazense”, disse.
Além deles, o vice-prefeito Daniel Balke também discursou, assim como o presidente da Câmara de Ferraz, Hodirlei Martins, o Mineiro e os vereadores Alexandro Silva; Cláudio Ramos; Cláudio Squizato; Eliel Fox e Mário de Mello (tio Mário).
Estiveram presentes funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e de outras secretarias, além de moradores das redondezas.