Quem não conhece pelo menos uma rua nas cidades brasileiras que não leve o nome do escritor Monteiro Lobato? Em Arujá mesmo há uma via com o nome dele na cidade. Pois para marcar a já tradicional Semana Monteiro Lobato, a Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, promoveu um evento mágico na tarde desta sexta-feira (11) no Anfiteatro Municipal localizado na rua Perfeita Liberdade, 220, no Jardim Rincão. A iniciativa trouxe mais do que as reminiscências da genialidade do escritor com a criação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Trouxe também uma lembrança vívida do núcleo familiar de Monteiro Lobato, a sua bisneta e também escritora Cleo Monteiro Lobato, que veio a Arujá especialmente para celebrar, junto às crianças da rede pública, a semana especial dedicada às obras do seu bisavô.
Com início às 14 horas, o evento contou com a participação de 100 alunos da Escola Estadual (EE) “Doutor Washington Luiz Pereira de Souza” e 40 alunos da Escola Municipal (EM) “Sidônia Nasser do Prado”, que assistiram a uma peça teatral inspirada na turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com personagens encenados pelos atores e atrizes da Cia Toa de Teatro, que deram vida aos icônicos personagens criados por Monteiro Lobato, como a boneca de pano Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Saci e a Cuca, entre outros.
Na ocasião, o prefeito Luis Camargo também falou sobre a importância da leitura e da magia dos livros na vida das crianças e disse ser uma honra receber em Arujá uma pessoa da família deste ícone da literatura brasileira infanto-juvenil.
O secretário municipal de Cultura, Rogério da Padaria, destacou a valorização da leitura e da simbologia de Monteiro Lobato na vida das crianças, cuja história também foi enaltecida por Elaine Gentil e toda a equipe de servidores da Cultura.
A abertura da Semana Monteiro Lobato, em Arujá, teve ainda o destaque da entrega da placa “Amigo da Cidade Natureza”, instituída pelo Decreto 8.552 de 10 de abril de 2025, e concedida pelo prefeito à bisneta de Monteiro Lobato, que foi homenageada durante o evento por sua relevante atuação na difusão e preservação da obra de seu bisavô. A escritora, tradutora e historiadora tem se dedicado a promover a memória e o legado de Monteiro Lobato, pai da literatura infanto-juvenil brasileira, desde 2018.
“Estou tão feliz com o convite que recebi. Foi fantástico! E aconteceu uma série de coincidências que se alinharam perfeitamente para eu estar aqui nessa data, comemorando 20 anos consecutivos da Semana Monteiro Lobato. Além disso, é a primeira vez que eu, Cleo Monteiro Lobato, abro uma Semana Monteiro Lobato em qualquer lugar. Está sendo muito legal e realmente estou muito feliz”, comentou Cleo.
Na oportunidade, o vice-prefeito Rodolfo Machado, assim como o vereador Tiago Ursão, que representou a Câmara Municipal, o secretário municipal de Educação, Aldo Botana, seus adjuntos Bruno do Prado e Keila Nogueira, professores, alunos e servidores prestigiaram a iniciativa.
Biografia
Cleo Monteiro Lobato é escritora, tradutora, historiadora e bisneta do autor Monteiro Lobato. Nasceu em São Paulo e estudou história na USP, com intenção de se tornar arqueóloga. Trabalhou com arqueologia histórica em diversas escavações em São Paulo e praticou espeleologia e escalada em montanha durante muitos anos.
Ela organizou o evento virtual “100 Anos de Narizinho” em 2020, celebrando os 100 anos do primeiro livro infantil de Monteiro Lobato e, desde 2021, faz palestras virtuais gratuitas para escolas públicas do Brasil através do Projeto Lobato nas Escolas. Trabalha ainda na adaptação e tradução do livro Reinações de Narizinho para as crianças de hoje e lançou várias obras da coleção Reinações de Narizinho, incluindo “Narizinho Arrebitado”, “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, “O Casamento de Narizinho”, “As Aventuras do Príncipe”, “Cara de Coruja”, “O Irmão de Pinóquio” e “O Circo de Escavalinhos”.
Está lançando também outro livro no Museu Monteiro Lobato.