PREFEITO DE SUZANO OFICIALIZA POSSE DOS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

0
153

O prefeito Rodrigo Ashiuchi oficializou nesta sexta-feira (24/11) a posse dos 52 novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A cerimônia ocorreu no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa e contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca. O grupo terá como presidente o empresário e chairman do Magic City, Paulo Kenzo Uemura; como secretária-executiva a diretora suplente da pasta de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Niedja Gilce Assis de Araújo; e como secretário adjunto o guia de turismo Airis Dantas Paraguassu. No total, o conselho será composto por 26 titulares e 26 suplentes.

O Comtur tem como objetivo acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento e as atividades turísticas realizadas na cidade e possui uma série de atribuições como propor, opinar e avaliar sobre a Política Municipal de Turismo e auxiliar na construção do Plano Diretor de Turismo, uma das maiores missões do grupo para o próximo biênio (2023-2024).

“Existe um Plano Diretor, mas está defasado. Agora ele está sendo totalmente refeito em um formato diferente, por isso que a gente contratou o Senac. Não pegamos uma empresa que vai fazer e entregar pronto, ele vai ser construído com o Poder Público, entidades, representantes do conselho e sociedade em geral. Será mais denso, realista para a própria necessidade da cidade”, explicou Loducca.

A composição do conselho terá 38 membros da sociedade civil e 14 do Poder Público. Juntos eles vão trabalhar para tornar Suzano um Município de Interesse Turístico (MIT) com as mudanças que serão feitas pelo novo grupo. Para o novo presidente do conselho, desenvolver o Comtur é essencial para que Suzano continue gerando emprego e renda principalmente para jovens e mulheres.

“Acredito que o turismo é um dos grandes geradores de empregos no Brasil, um dos principais pilares. Teremos grandes desafios porque, por mais que existam equipamentos privados muito bem desenvolvidos em Suzano, ela ainda não é uma cidade turística. A cidade está no maior polo de contingente populacional, que é a Grande São Paulo. A cidade tem uma capacidade muito boa para desenvolver seu ecoturismo. Suzano ainda não tem uma cultura forte de turismo e vamos construir isso”, afirmou Kenzo.

Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu o crescimento do turismo em Suzano e citou as vantagens que o município tem para gerar mais postos de trabalho. “A gente acredita no turismo e é uma oportunidade de geração de empregos. Acho que o conselho está em ótimas mãos. Temos shopping, atrações, artesanato e gastronomia com comidas para todos os gostos. Fico feliz de ver todos contribuindo. Turismo a gente tem que saber usar com muita sabedoria”, finalizou o chefe do Executivo.

Presenças

Também participaram do evento o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Arrones Dainez Júnior; os representantes Amaury Rodrigues (Cultura); Renan de Lima Franco (Educação); Débora Cristina Candido (Desenvolvimento Econômico); Andréia Nascimento (Meio Ambiente); Livia Silva Ribeiro e Camila de Melo Girotto (Planejamento Urbano e Habitação) e os novos membros do Comtur: Carlos José Trevisan Junior, do Imperial Suzano Apart Hotel; Antônio Raimundo Filho e Jéssica Carneiro, do restaurante e bar Casa do Norte Santos Expedito II; Valéria Estevam, da agência de viagens CVC; Ivonete Veríssimo Santiago e Edneia Clara dos Santos, do Artesanato; Natalino Kauo Araki e Paulo Takeshi Murayama, dos Produtos Rurais; Maria Aparecida Costa Lisboa e Maurício Mota Lisboa, da Associação de Produtores Orgânicos do Alto Tietê; Silvana Aparecida da Silva, do Magic City; Francisca Aparecida Magalhães de Oliveira e Ana Carolina Galindo Correia, do Instituto Virtutis; Ricardo Tsuchiya; e Rui Noburo Ankaru, da Associação Budista de Suzano – Templo Honpa Hongwanji.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui