fotos: Wanderley Costa/Secop
Nova unidade educacional conta com estrutura moderna que atenderá 560 crianças na região; equipamento homenageia a professora Tomi Ashiuchi
O prefeito Rodrigo Ashiuchi realizou a inauguração da Escola Municipal Tomi Ashiuchi, no bairro Jardim da Saúde, em solenidade realizada na manhã deste sábado (04/02). Com a presença de autoridades e munícipes, a cerimônia emocionou os presentes com homenagens na entrega de uma importante unidade de ensino que garantirá vagas a 560 crianças da região.
A solenidade realizada em meio à população marcou a entrega da segunda escola municipal em menos de 20 dias, sendo esta a 22ª entregue nos últimos seis anos, o que garante uma instituição de ensino inédita para os moradores a cada três meses.
Para esta, um total de R$ 1,4 milhão foi investido para a compra e reforma do espaço que receberá cerca de 560 alunos da educação infantil (G4 e G5) e do 1º ano do ensino fundamental, abrigando dez turmas por período, com atendimentos de manhã e à tarde, realocando alunos de outras instituições da região para melhor dividir o volume de estudantes, priorizando assim a qualidade de ensino.
O pavimento térreo conta com quatro salas de aula, uma cozinha, um refeitório e ambientes destinados à secretaria e à diretoria. Já o piso superior abrange sete salas, almoxarifado e uma sala administrativa. Os dois níveis são ligados por escadas e elevadores para garantir a acessibilidade dos estudantes, além de contar com banheiros para alunos e professores. Para além da estrutura, as crianças contarão com chromebooks e materiais do sistema do Serviço Social da Indústria (Sesi), para realização de atividades diversas dentro do plano de ensino.
O diretor responsável pela escola, Oziel Albuquerque, afirmou que ver a unidade com todos os equipamentos é um verdadeiro sonho. “Em nome dos moradores da região, agradeço ao prefeito Ashiuchi, ao secretário Leandro Bassini e a toda a sua equipe, que tornaram esse momento possível. Percebo o quanto de comprometimento foi aplicado aqui, inclusive o investimento de materiais e estrutura de qualidade e, por isso, nós só temos a mostrar nossa gratidão por esse verdadeiro presente” contou, emocionado.
De acordo com o secretário Leandro Bassini, este é um equipamento público que entregará muito para a educação da região. “Honrando a missão de vida da professora Tomi, esta escola representa o nosso compromisso com as crianças do Jardim Saúde e dos bairros adjacentes. Essa, assim como outras entregas, é um presente para cada morador dessa área que antes não tinha a facilidade de uma escola tão próxima, sendo a materialização de um sonho com o estudo de qualidade para estes jovens”, frisou.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Joaquim Rosa, esta foi uma manhã especial por representar a entrega de uma nova oportunidade ao Jardim Saúde. “Sem educação, não há futuro e, com essa entrega, o povo da região da Casa Branca tem um equipamento de muita qualidade. Parabenizo o prefeito Rodrigo Ashiuchi e toda a administração pelo trabalho”, relatou.
Por sua vez, o deputado estadual André do Prado, que também integrou a solenidade, destacou as grandes realizações que Suzano vem recebendo, com a entrega de diversas obras. “O Jardim Saúde e toda a região estão sendo agraciadas com um equipamento que é próprio para uso. Aproveito essa ocasião para parabenizar esse grande trabalho da gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi que traz avanços a todos os pontos da cidade, garantindo transformação e legado ao povo. Suzano é uma realidade que cresce mais e mais, com um trabalho sério encabeçado por pessoas muito comprometidas”, disse.
Em sua fala, Ashiuchi afirmou que nos últimos seis anos, são quase cem obras de grande porte inauguradas em Suzano e, mais uma vez, a região do Jardim da Saúde está sendo contemplada. “Falamos de números importantes, mas o que nos motiva diariamente é saber que cada trabalho realizado significa melhorias, dignidade, esperança e alegria às famílias dos quatro cantos de Suzano. Este é mais um presente aos munícipes da região da Casa Branca, desta vez no Jardim da Saúde, e seguiremos trabalhando para trazer mais e mais melhorias”, pontuou. “Como sempre digo: ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço o secretário Bassini e sua equipe pelo brilhante trabalho, assim como a todas as pastas e parceiros que contribuíram para tornar este momento possível”, concluiu o chefe do Executivo suzanense.
Presenças
Estiveram presentes a primeira-dama Larissa Ashiuchi, os secretários municipais Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Elvis Vieira (Habitação e Planejamento Urbano), Cintia Renata Lira (Administração), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Pedro Ishi (Saúde), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Afrânio Evaristo (Gabinete e Segurança Cidadã) e Alex Santos (Governo).
Os vereadores Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Jaime Siunte; Artur Takayama; Givaldo Freitas, o Baiano da Saúde; Lazário Nazaré Pereira, o Lázaro de Jesus; André Marco de Abreu, o Pacola; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Rodrigo Guarizo, também compareceram.
Homenageada
Tomi Ashiuchi nasceu em Pereira Barreto, em São Paulo, no dia 13 de março de 1949 e teve uma vida dedicada ao ensino. Foi professora na rede municipal e destinou 20 anos de sua carreira à educação em diferentes cidades do Estado de São Paulo. Em Suzano, lecionou em uma filial do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Jardim Colorado e na Escola Estadual Batista Renzi, na região central. Também esteve à frente de uma escola particular localizada no bairro Vila Mazza, na qual foi co-fundadora. Descendente de imigrantes japoneses, Tomi faleceu no dia 14 de novembro de 2022, aos 73 anos.
Cunhada e sócia de Tomi na instituição privada, Célia Ashiuchi afirmou que toda a família está muito emocionada com a justa homenagem. “Acompanhei de perto a história dessa mulher incrível que descobriu sua vocação para lecionar e fez do ensino sua missão. Ter a Tomi como patronesse dessa escola é motivo de muito orgulho”, finalizou.
Por parte da família da homenageada, estiveram os irmãos Katuya, Shiro e Nelson Ashiuchi; a cunhada Olga Ashiuchi; os sobrinhos Erika Ashiuchi, Renato Ferraris, Yuji Takasu, Mari Takasu, Helon Ashiuchi, Leise Ashiuchi, Aleksandra Hisaye Takasu, Monica Ashiuchi, Sandro Ashiuchi e Yasmin Munoz; os sobrinhos-netos Julia Ashiuchi, Pedro Ashiuchi, Gabriel Takasu e Nicolas Takasu, bem como a amigas Kaoru Tani e Celu Campolino.