PREFEITO CAIO CUNHA ASSINA A LIBERAÇÃO DAS PRIMEIRAS BOLSAS AUXÍLIO A EMPREENDEDORES DO PROGRAMA CONDUZ

0
148

O prefeito Caio Cunha assinou no último sábado (30/09) a liberação das primeiras Bolsas Auxílio a empreendedores e empreendedoras assistidos pelo programa Conduz, na Incubadora Social. Trata-se de um novo benefício, criado a partir da Lei do Conduz, que foi aprovada em fevereiro deste ano. O objetivo é dar suporte financeiro às pessoas que iniciam seus planos de negócio, de forma que elas tenham condições de seguir empreendendo, sem que suas necessidades essenciais fiquem desatendidas.

São, ao todo, 19 empreendedores, sendo 18 mulheres e um homem que passarão a receber o benefício. A bolsa tem valor de R$ 528,00 mensais, com duração de seis meses. Para conquistarem o suporte financeiro, os grupos de empreendedorismo fizeram, no começo do mês de agosto, uma apresentação oficial de seus planos de trabalho, em reunião na própria Incubadora Social. A continuidade do recebimento dela estará vinculada ao acompanhamento do programa Conduz

“É uma satisfação poder dar uma apoio adicional às pessoas que estão se lançando no mundo do empreendedorismo e superando vulnerabilidades. A criação dessa bolsa era uma demanda latente, portanto conseguimos criá-la junto com a Lei do Conduz, que aprovei no início deste ano. Desejo sucesso a todos e deixo meus parabéns a toda a equipe da Assistência Social, que conduz esse trabalho tão relevante”, destacou o prefeito.

O anúncio da liberação das bolsas se deu durante a Expo Produz, uma exposição que reuniu pessoas assistidas pelo programa Conduz e também pelo Prospera Família, na Incubadora Social, em Jundiapeba. Durante todo o sábado, os novos empreendedores puderam expor e comercializar seus produtos e serviços, além de trocar experiências, fazer novas conexões e prospectar parcerias.

“Agradecemos muito ao prefeito Caio Cunha, que tem sido extremamente sensível às demandas e projetos da Assistência Social. A aprovação da Lei do Conduz foi um marco para a nossa política. Era um projeto que já vinha sendo executado pela Assistência Social há alguns anos, porém ganhou embasamento legal, envergadura e novos benefícios, como a sonhada Bolsa Auxílio”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes.

Os recursos, bem como as responsabilidades administrativas ligadas à Bolsa Auxílio, serão incumbência direta da Secretaria Municipal de Assistência Social. A assinatura da liberação do benefício, durante a Expo Produz, também contou com a presença da vice-prefeita, Priscila Yamagami e da coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart.

O Conduz – Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, reúne uma série de objetivos, tais como identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho, atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.

Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda e disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.

Já o programa Prospera Família oferece mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional para, prioritariamente, famílias monoparentais, com renda mensal de até R$ 210,00 per capita, moradoras de Mogi das Cruzes, com pelo menos um filho na primeira infância (zero a seis anos). As beneficiárias de Mogi já estão na terceira e última etapa do programa.

A terceira etapa tem parceria com Sebrae e trabalha numa perspectiva mais avançada, de ações de empreendedorismo, para a geração de renda. O objetivo é que as beneficiárias do programa, após concluírem a última etapa, sigam sendo acompanhadas pelo programa Conduz

O Prospera Família é executado numa parceria entre Prefeitura de Mogi e o Governo do Estado de São Paulo e tem gestão compartilhada também com a organização social Centro de Apoio, Ação e Transformação “OIA EU”. Já o Conduz é gerido diretamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Incubadora Social de Mogi das Cruzes, onde foi realizada a Expo Produz, foi entregue em abril deste ano, para ser um espaço de capacitação, exposição e venda de produtos e serviços por parte dos grupos atendidos, compostos por pessoas que estão no processo de superação de vulnerabilidades.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui