Mais de 100 pessoas foram detidas pela Polícia Militar Ambiental, na tarde de ontem (25), após serem flagradas na prática de soltura de balão, em uma área rural, no município de Santa Isabel, interior de São Paulo.
A equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental estava em patrulhamento quando recebeu o chamado para verificar um evento de soltura de diversos balões, pela Estrada Pouso Alegre. Quando chegou no local, os participantes tentaram dispersar e fugir, porém foram detidos em flagrante pela prática criminal prevista no artigo 261 do Código Penal Brasileiro e artigo 57 da Resolução SIMA 05/21.
Ao todo, 156 pessoas foram conduzidas ao Distrito Policial. Com elas, a polícia apreendeu partes de um balão, bandeira em papel celofane, armações em metal e bambu, maçarico, um botijão de gás de 13kg e diversos outros materiais para montar e soltar balões.
Perigo
Além de ser crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, soltar balões pode ocasionar sérios riscos à vida das pessoas, à fauna e à flora.
A prática pode provocar incêndios e também colocar em perigo aeronaves tripuladas.
Fonte http://policiamilitardesaopaulo.blogspot.com/2022/07/policia-militar-ambiental-detem-mais-de.html?m=1