POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM MOGI DAS CRUZES E SANTA ISABEL

0
214

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada de ontem, 5, as operações FraudCard e Empório da Fraude visando desarticular esquemas criminosos organizados voltados para a prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas na Caixa Econômica Federal. Ao menos, 14 pessoas foram presas.

No total, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária em diversos municípios, incluindo Santa Isabel e Mogi das Cruzes, além da quebra de sigilos de dados dos investigados e sequestro de bens.

As ações são desdobramentos da força-tarefa “Tentáculos”, instituída para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas e que envolve a cooperação entre a Polícia Federal e as instituições bancárias.

Em razão da ação integrada, a operação FraudCard teve início após o recebimento de informações encaminhadas pela Caixa Econômica, noticiando a existência de 128 contas fraudadas entre julho de 2019 e janeiro de 2020. O esquema criminoso era praticado através de alteração de endereços de correntistas, seguida da solicitação de segunda via dos cartões bancários que, então, eram entregues em endereços pertencentes aos próprios investigados ou pessoas a eles relacionadas. Uma vez desbloqueados, os cartões eram utilizados em maquinetas registradas em nome dos próprios envolvidos e de terceiros, mas que permaneciam na posse dos investigados e no comércio formal.

Já a operação Empório da Fraude teve início com a análise de informações inseridas na Base Nacional de Fraudes Bancárias Eletrônicas, que iniciaram fraudes em contas bancárias por meio do aplicativo da Caixa. Foram 64 transações fraudulentas identificadas no período de 01/01/2020 e 10/09/2020.

O prejuízo chegou a R$ 2.372.931,54. A PF acredita, no entanto, que esse prejuízo seja superior e continua investigando.

Dentre os crimes apurados pela PF, estão Associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica.

Fonte: Jornal Bom dia

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui