POÁ REALIZA CONSULTA PÚBLICA PARA DEFINIR APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC

0
67

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, iniciou a Consulta Pública para a construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ciclo II. A iniciativa busca envolver a população na definição de como será investido o montante de R$ 735 mil, previsto para o exercício de 2025. Os recursos serão destinados a projetos e ações culturais, com base na Lei nº 14.399/2022.

A consulta será realizada até o dia 27 de maio em encontros presenciais espalhados por diferentes regiões da cidade, além da possibilidade de participação via formulário digital, disponível no site da Prefeitura (www.poa.sp.gov.br). A proposta é ouvir artistas, agentes culturais, coletivos, Pontos de Cultura e a sociedade em geral, promovendo uma construção participativa e democrática da política cultural no município.

Com o objetivo de alcançar o maior número de vozes possíveis, a Secretaria de Cultura organizou uma agenda de reuniões presenciais em espaços culturais e comunitários da cidade. A primeira escuta está marcada para quarta-feira, 21 de maio, às 19 horas, na Secretaria de Turismo, localizada na avenida Vital Brasil, 90, no centro. Ao todo, sete encontros estão previstos até o dia 27 de maio (confira abaixo).

Para o secretário de Cultura, Paulo Barbosa, a escuta pública é uma ferramenta fundamental para garantir que os recursos da PNAB sejam aplicados de forma transparente. “Nosso compromisso é com a construção de uma política cultural participativa, acessível e representativa. A consulta garante a utilização justa do recurso e também alinhada com os anseios da população poaense”, afirmou.

O prefeito Saulo Souza reforçou a importância do processo participativo como instrumento de transformação. “Estamos investindo na cultura como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano. Esse diálogo é essencial para fortalecermos a cultura de forma estruturada e democrática”, destacou.

Após o encerramento da consulta pública e consolidação das propostas, o Plano de Aplicação de Recursos será encaminhado ao Ministério da Cultura. Uma vez aprovado e com o repasse confirmado, os editais já poderão ser colocados em prática de acordo com os critérios definidos no Plano de Aplicação.

Inscrições

As inscrições para os dois editais (002/2025 e 003/2025) recursos da Política Nacional Aldir Blanc terminam nesta segunda-feira (19) e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail poa.pnab1@gmail.com. Podem participar artistas ou agentes culturais que residam e atuem em Poá há pelo menos dois anos, com propostas de qualquer linguagem artística.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura é uma política permanente de apoio ao setor cultural brasileiro, com previsão de repasses anuais aos estados e municípios. Ela foi criada com o objetivo de garantir suporte contínuo à produção cultural em todo o país, promovendo inclusão, diversidade e acesso.

Confira a programação completa da Consulta Pública:
• 21/05 (quarta-feira), das 19h às 20h30 – Secretaria de Turismo – Av. Vital Brasil, 90 – Centro;
• 22/05 (quinta-feira), das 18h30 às 20h – Rara Books – Rua Capitão Francisco Inácio, 116 – Centro;
• 23/05 (sexta-feira), das 19h às 20h30 – Opereta – Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter;
• 24/05 (sábado), das 16h às 17h30 – Fazer Acontecer – Rua Dep. Nelson Fernandes, 96 – Cidade Kemel;
• 25/05 (domingo), das 18h30 às 20h – Núcleo 11 de Agosto – UNEAFRO – Rua Dr. Sílvio Barbosa, 97 – Centro;
• 26/05 (segunda-feira), das 14h às 15h30 – Espaço Iauê – Rua Felipe Camarão, 33 – Vila Áurea;
• 27/05 (terça-feira), das 14h30 às 16h – Casa dos Conselhos – Rua Marina La Regina, 125 – Centro.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui