A 6ª Conferência Municipal da Estância Hidromineral de Poá, realizada nos dias 4 e 5 de abril, elegeu 23 delegados e foi palco para debates que resultaram na criação de mais de 40 propostas visando o desenvolvimento sustentável do município. O evento, promovido pelas Secretarias de Habitação e Obras, em parceria com a sociedade civil, contou com a presença do prefeito Saulo Souza e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado, José Police Neto.
O tema da conferência foi “Construindo a Política Municipal integrada com a Política Estadual e Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. As propostas foram construídas em cima de cinco eixos: Urbanismo e Habitação; Infraestrutura e Mobilidades; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cidade Inteligente; Governança e Participação Social.
“Nossa conferência foi uma rica oportunidade para uniformizar a nossa compreensão sobre o desenvolvimento de Poá e os eixos fundamentais para o crescimento da nossa cidade. Nós promovemos esses três meses de gestão iniciais com ações voltadas para muitas questões que foram discutidas nesses dias. Foi um evento de grande importância para termos o entendimento dos valores que precisamos perseguir para uma cidade cada vez melhor, além de eleger delegados que vão nos representar a nível estadual e nacional”, destacou o prefeito Saulo Souza, que relembrou sua participação das primeiras edições do evento, bem como sua importância para o planejamento sustentável do município.
Para o secretário de Habitação, Marcos Dias, a conferência foi um grande passo rumo ao desenvolvimento de Poá. “Esse é um momento muito especial, pois conseguimos formular soluções com propostas fundamentais para a construção de uma cidade mais inclusiva, democrática, sustentável e socialmente justa”, disse o secretário.
Especialista no tema, Police Neto enfatizou a importância do debate e de analisar a cidade. “Esse é o momento em que todo mundo olha para o seu município e vê o que está dando certo e o que precisa melhorar. Cada área vai trazer sua contribuição. É nosso papel tentar fazer uma radiografia da cidade, do ponto de vista do olhar da sociedade, do cidadão, para a realidade daquele município. A partir dessa análise nós vamos levar as experiências que estão dando certo e as que não estão dando para outros locais, porque talvez outro município já tenha a solução para o problema que eu estou vivendo aqui ou uma ação minha possa ajudar outro município”, explicou.
Presenças
A Conferência Municipal contou também com a participação do presidente da Câmara de Poá, Lucas Ferrari; do secretário de Obras de Poá, Adriano Panão de Oliveira; do secretário de Governo, Dr. Saul Souza; do diretor de Habitação da Prefeitura de Suzano, Miguel Reis; da secretária de Habitação da Prefeitura de Itaquaquecetuba, Angela Quirino, além de demais secretários municipais de Poá, vereadores e representantes de entidades.
Lista de delegados eleitos – Poder Público
Titulares:
Antonio Carlos Pereira Santos
Claudete Bezerra dos Santos Canada
Alessandra Guiselini Gasparini de Souza
Ivanilda Rosalva Felix Leite
Marcos Dias
Julio Augusto Ferreira
Suplentes:
Claudinei de Sousa
Guilherme Galhardo de Camargo
José Artidoro Zangelmi
Rogerio Tavares Barbosa
Rose Prates
Alan Daniel de Brito Melo
Lista de delegados eleitos – Sociedade Civil
Titulares:
Terezinha Ferreira do Nascimento
Laura Moreira
Izaias da Silva
Plinio Martins de Oliveira
Edna Cristiane Siqueira Silva Prado
Milton dos Santos Farias
Zenaide Macedo
Suplentes:
Terezinha Peixoto de Paiva
Solange de Silva Souza
Lázaro Borges
Marinho Mendes