POÁ ADOTA PRONTUÁRIO ELETRÔNICO E AMPLIA TELEMEDICINA COM IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-SUS

0
105

Com o objetivo de modernizar o atendimento nas unidades de saúde e oferecer mais agilidade aos cidadãos, a Secretaria de Saúde de Poá concluiu a implantação do sistema de informatização e-SUS. A plataforma, desenvolvida e disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, passou a operar integralmente em todas as unidades da rede municipal.

O novo sistema traz uma série de benefícios imediatos. Entre os principais avanços estão o uso do prontuário eletrônico do paciente em todas as unidades, uma área específica para atendimentos por telemedicina e maior agilidade na marcação de consultas via Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (Cross).

O e-SUS é uma solução digital que integra dados clínicos e administrativos dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo mais controle, histórico atualizado e decisões clínicas mais eficazes por parte dos profissionais da saúde. Com ele, os registros médicos passam a ser feitos eletronicamente, garantindo mais segurança, rastreabilidade e economia de tempo.
De acordo com o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, o uso do sistema favorece tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde. “Somos o primeiro município da região do Alto Tietê a usar o sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde, de forma totalmente gratuita”, disse.

Segundo o chefe da pasta, a digitalização dos prontuários é uma das principais vantagens do e-SUS. Com todos os dados armazenados em um único local, o histórico de cada paciente pode ser acessado em qualquer unidade de saúde do município. Além disso, a plataforma passou a oferecer uma área exclusiva para serviços de telemedicina. “Ess funcionalidade, que ganhou força especialmente durante a pandemia, agora permite que muitos atendimentos sejam realizados remotamente, aumentando o alcance do serviço de saúde e reduzindo a sobrecarga nas unidades físicas”, destacou.

Outro ponto destacado por Mamed é a integração com a Cross, sistema estadual responsável pela regulação de consultas, exames e procedimentos especializados. Com a informatização, o agendamento de vagas ficou mais rápido e eficiente.

Implantação

Iniciado em fevereiro, o processo de implantação do sistema foi concluído em todas as unidades básicas do município em poucos meses. A integração rápida foi possível graças a um esforço conjunto entre os técnicos da Secretaria de Saúde e os profissionais que atuam nas unidades. “Com a operação já estabilizada, a Prefeitura agora foca na capacitação contínua das equipes e no aperfeiçoamento do uso das ferramentas”, explicou o secretário de Saúde.

De acordo com o prefeito Saulo Souza, a iniciativa de Poá segue uma tendência nacional de digitalização dos serviços públicos de saúde, alinhada à estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o uso de tecnologias para melhorar a eficiência do SUS. “Com a plataforma e-SUS, Poá dá um passo significativo rumo à modernização da sua rede de atenção básica, garantindo mais qualidade, agilidade e segurança no atendimento à população. A saúde é uma de nossas prioridades e vamos seguir trabalhando para melhorar cada vez mais o serviço”, finalizou.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui