Na última quarta-feira (08/05), o Comando do Trigésimo Primeiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitano realizou um simulado de ocorrência de medidas contra emboscadas em crimes ultra violentos em Santa Isabel. O local escolhido para a ação foi uma agência bancária na Avenida da República. Na ocasião, houve disparo de balas de festim e até bombas.
Com a presença dos efetivos de Arujá, Santa Isabel, Guarulhos, além de a Força Tática, GATE e o BAEP, cerca de 100 policiais participaram do exercício que integra a política de treinamento e capacitação das Forças Policiais. A atividade visou coibir intervenções em caixas eletrônicos e em agências bancárias.
A simulação girou em torno da presença de um veículo suspeito na Avenida da República. Com o apoio de mais dois carros, houve a invasão a agência bancária, onde cerca de dez bandidos adentraram o local. Sob intensa troca de tiros, a encenação contou com um policial ferido e resgatado, a prisão de ladrões e a fuga de parte do bando, com uma possível perseguição.
O capitão Anderson Pelegrine, responsável pelo policiamento de Arujá e Santa Isabel, afirmou que o simulado é importante para que o efetivo esteja sempre preparado para situações de emergência: “Nos simulados podemos praticar habilidades de resposta e coordenação trabalhadas em nossos treinamentos”.
Já o Major da Polícia Militar, Octacílio, responsável pela coordenação operacional, explicou que Santa Isabel foi escolhida para receber a operação por conta da localização geográfica. Sobre a estrutura preparada para receber o exercício afirmou: “O acolhimento, o apoio, o carinho e a recepção que tivemos em Santa Isabel por parte dos munícipes e das autoridades locais foi impagável, em outra cidade dificilmente encontraríamos algo parecido”.