O mundo automotivo é cheio de modismos e movimentos, e a chamada “placa delete” é mais um deles. A ideia básica é remover a placa do veículo para melhorar sua aparência. Para isso, existem vários produtos disponíveis no mercado com sistemas para retirar e recolocar facilmente a placa.
E, como fica claro no perfil @placadelete, do Instagram, o objetivo não é rodar sem a placa, mas expor o ou tirar fotos do carro parado em encontros. A placa delete também é usada por pessoas que frequentemente publicam imagens de seus veículos nas redes sociais para evitar sua clonagem.
Kit Placa Delete não é ilegal, mas é preciso ter cuidado
E, não há nenhuma lei que estabeleça que a placa deva ser fixada no veículo com parafusos. Então, os sistemas para fixação rápida de placas (como o Kit Placa Delete), seja por encaixe ou magnético, não são ilegais. Mas, quem tem a placa de modelo antigo, deve ficar ligado. É que, nesse caso, a placa traseira leva um lacre, que não pode ser removido.
Porém, o grande problema é tirar a placa e rodar com o veículo em vias públicas. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem uma das placas de identificação é considerado infração gravíssima, com a perda de 7 pontos, multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.
Moda de remover o limpador traseiro é perigosa!
E, se você acha que o movimento “placa delete” é exagero, é porque ainda não conhece o estilo “limpador delete”. Com a mesma justificativa de manter o visual mais “limpo”, o sujeito remove o limpador de para-brisa traseiro – tanto o braço, quanto o motor – para instalar uma tampinha para vedar o furo do vidro.
Muitas vezes, ainda colam no entorno da tampinha um adesivo escrito “keep it clean” (mantenha limpo), o que não deixa o visual tão limpo assim. Gosto não se discute, assim como o “placa delete” mas remover um sistema de segurança do veículo em nome da estética não é uma escolha inteligente.
Qualquer motorista com experiência sabe que não tem hora para ser surpreendido por uma tempestade na estrada, momento em que o limpador de para-brisa (mesmo o traseiro!) pode salvar a sua vida. Antes que essa moda vá longe demais, saiba que o para-brisa dianteiro é item obrigatório.
Fonte: Vrum