A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta quinta-feira (09/12) as consultas à população do programa Participa Mogi Mobilidade. A ação faz parte dos estudos para a modernização e melhoria do sistema de transporte coletivo na cidade e os moradores podem participar por meio do site participa.mogidascruzes.sp.gov.br ou no link disponível na página oficial da administração municipal.
Neste momento, o trabalho tem foco principal no atendimento de transporte das regiões de Biritiba Ussú, Sabaúna, Cocuera, Taiaçupeba e Conjunto Nova Bertioga, que já tiveram as apresentações à população das melhorias previstas nos estudos, além do Botujuru. No entanto, os passageiros de todas as regiões da cidade já podem dar suas contribuições, que formarão um grande banco de dados, que será utilizado quando do momento de alteração nos respectivos itinerários.
“O desenho do transporte coletivo em Mogi das Cruzes tem mais de 15 anos e está defasado, não acompanhou as mudanças da mobilidade das pessoas nos últimos anos. Com este estudo, o objetivo é modernizar o sistema, com a contribuição da população, que é quem utiliza o serviço todos os dias”, explicou a secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
Para participar, o passageiro deve acessar o site do Participa Mogi e fazer o cadastro de seus dados. Na sequência, o acesso deve ser feito pelos links “Votações” e “Participa Mobilidade”. Neste momento, o internauta informará o seu bairro e escolherá a linha sobre a qual ele deseja opinar.
O usuário poderá escolher até três horários que mais utiliza em cada um dos sentidos. Estas escolhas podem ser de horários já existentes no trajeto ou de outros que o morador gostaria que fossem criados. Os dias da semana em que ele deseja a alteração também podem ser escolhidos.
“Com base nestes dados, será feita a definição sobre a implementação dos benefícios possíveis graças à modernização do sistema de transporte coletivo. Com ganho de eficiência das viagens, principalmente relacionados à redução de passagens pela região central, será feita a ampliação do atendimento nos bairros, de acordo com o interesse da população”, disse Cristiane Ayres.
Ela lembrou que a principal medida prevista no novo projeto de transporte para a cidade é a redução do número de ônibus que passam pelo Centro da cidade. A medida diminui o impacto do trânsito intenso da região sobre a circulação dos ônibus. Com isso, a previsão é que o ganho de tempo nas linhas possa chegar a até 40 minutos, considerando os dois sentidos de circulação dos ônibus.
Esta economia de tempo abre a possibilidade da disponibilização de novos horários para os passageiros. Os benefícios e os detalhes das alterações estão sendo apresentados pela administração municipal às comunidades por meio do programa Participa Mogi Mobilidade.
O primeiro distrito a receber o encontro foi Biritiba Ussú, no dia 26 de outubro. Na sequência, foram realizadas reuniões em Sabaúna (dia 16/11), Cocuera (18/11), Taiaçupeba (23/11) e Conjunto Nova Bertioga (01/12). A reunião no Botujuru estava prevista para ser realizada nesta segunda-feira (06/12), mas precisou ser adiada e será reagendada.