A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 20, a Moção n.º 82/2025, que apela para que seja disponibilizado soro antiofídico na Clínica Veterinária Municipal Caramelo. A iniciativa é da vereadora Priscila Yamagami (PP). Segundo os parlamentares, há uma crescente incidência de picadas de cobras venenosas em animais domésticos, principalmente cães, nas áreas rurais e de mata de Mogi das Cruzes.
“A ausência do soro antiofídico na rede pública veterinária tem resultado na morte de diversos animais, gerando dor e sofrimento a tutores que, na maioria das vezes, não têm condições de buscar socorro em clínicas particulares perder um animal por falta de atendimento adequado é uma tragédia que poderia ser evitada com a atuação eficiente do poder público”, justifica Priscila.
A Moção de Apelo será encaminhada ao Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, e ao coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Boulos, na expectativa de que o pedido seja atendido com a urgência que a situação demanda.