A construção da Política Municipal da Primeira Infância teve um importante avanço esta semana, com a participação da Prefeitura de Mogi das Cruzes na iniciativa global Urban95 AirBeam Swap, cujo objetivo é realizar a coleta de dados da qualidade do ar. Os secretários municipais de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, e de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, estiveram nas Escolas Municipais Fujitaro Nagao, no Cocuera, e Lourenço Della Ninna, em Jundiapeba, onde detalharam o projeto com os professores e alunos.
A iniciativa realizada esta semana incluiu a apresentação de um monitor de qualidade do ar. Trata-se de um aparelho portátil, que veio da Holanda e está em Mogi das Cruzes, onde permanecerá por três meses. Neste período, o equipamento coletará dados locais de qualidade do ar em espaços públicos e especialmente nos locais frequentados por bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Os secretários Claudio e Patrícia Helen explicaram o funcionamento do projeto e do monitor aos alunos. A partir das informações, as crianças desenvolveram desenhos – uma estratégia pedagógica para fixar o conhecimento transmitido.
“Especialmente nesta semana, eu e a Patrícia, com as nossas equipes, tivemos a oportunidade de conversar com as crianças da Escola Municipal Fujitaro Nagao, localizada na área rural, e da Escola Municipal Lourenço Della Nina, localizada em uma área intensamente urbanizada e vulnerável em Jundiapeba. Foi um momento único que tivemos ao longo desta semana com estes ‘mogianinhos’”, destacou Claudio.
Já a secretária Patrícia Helen acrescenta que a construção de políticas públicas para a primeira infância é o alicerce para formação dos estudantes e a construção de suas perspectivas de futuro. “A primeira infância é a base da educação de nossas crianças. Este é um projeto que destaca a importância deste período na formação dos alunos e com certeza será um diferencial no futuro de nossa cidade”.
A coleta de dados ajudará a descobrir mais sobre o ar que é respirado e sobretudo as formas de aumentar a conscientização sobre a sua qualidade, a importância do ar limpo para bebês e crianças pequenas, bem como seu impacto no desenvolvimento do cérebro e na saúde.
A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.