O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo – lembrado ontem (02/04) – foi celebrado em Santa Isabel com uma palestra voltada a profissionais da Educação e da Saúde. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde. A equipe do CAMI Pequeno Príncipe organizou o encontro.
A Câmara Municipal de Santa Isabel sediou a palestra do médico neuropediatra, Dr. Fernando Souza Almeida. O tema abordado foi “O neurodesenvolvimento infantil e o Autismo”. O evento teve o objetivo de lavar mais informações sobre o autismo à rede pública de Santa Isabel, abordando o desenvolvimento infantil das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Abrindo a palestra, o Dr. Fernando fez uma breve descrição sobre o Autismo e como ele impacta o neuro desenvolvimento. Dentre as pautas abordadas, se destacou o aumento nos casos de Autismo registrado nos últimos anos e os novos diagnósticos. Sobre o tema, o médico afirmou que não há um exame que ateste o autismo: “Existem tabelas e sinais que ajudam a chegar ao diagnóstico.”
Ao final da palestra, antes de abrir espaço para o público presente fazer perguntas, o neuropediatra finalizou falando sobre a importância da informação sobre o tema: “Quanto mais a gente souber sobre o Autismo, melhor nós poderemos deixar o mundo para os autistas”.
A secretária de Saúde, Dra. Helena Inácio, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do acolhimento na rede pública, e em uma fala direcionada aos profissionais presentes, destacou: “Cada criança é diferente da outra. Então é preciso entender que a família precisa ser acolhida e orientada”.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, lembra que o município tem criado iniciativas inclusivas voltados aos autistas, como o cartão do Autista e a inauguração do Centro Atendimento Multidisciplinar Infantil (CAMI), que atende crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.