No último dia 22, os alunos do 9º ano da Escola Estadual “Paulo Ismael dos Santos Sobrinho”, localizada no bairro Parateí, em Guararema, participaram de uma palestra educativa sobre “Dependência Química e Co-dependência”. A atividade foi ministrada pelo 1º Sargento PM André Luís Candelária, a convite da Casa da Amizade de Guararema.
O evento teve como objetivo conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de substâncias químicas e integrar a preparação para um concurso de redação, que será realizado entre os estudantes. O tema da redação é “A necessidade do controle sobre o Consumo de Bebidas Alcóolicas na sociedade brasileira” e contará com a participação de 30 alunos.
Atualmente, o 1º Sargento André Candelária atua na Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar, no Centro Administrativo da corporação, na capital paulista. No entanto, sua ligação com Guararema é antiga: em 2011, ele foi instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no município, formando mais de 700 alunos da rede municipal de ensino.
Além da palestra do sargento, o evento contou com a participação do Vice-Prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues da Silva, e com a presença do Comandante da 3ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (17º BPM/M), Capitão PM Flávio Roberto da Silva, e do Diretor da Escola, Professor Alexandre Klein.
A iniciativa reforça a importância da educação e do diálogo como ferramentas de prevenção ao uso de drogas e ao consumo precoce de álcool entre adolescentes.