Os passageiros que estiverem circulando pelas estações Ferraz de Vasconcelos, Luz, Mauá, Tamanduateí, Dom Bosco, Guaianases, Estudantes, Jardim Helena-Vila Mara e Guarulhos-Cecap da CPTM vão ter a oportunidade de participar de uma ação gratuita de saúde que acontecem nos dias 07 e 09 de maio. A iniciativa ocorre em referência ao Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito.
No dia 07, das 13h às 17h, em parceria com a Escola Técnica Sequencial, a Estação Ferraz de Vasconcelos terá uma equipe de profissionais da escola realizando aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.
No dia 09, em parceria com o instituto PROZ Educação, as estações Luz, Mauá, Tamanduateí, Dom Bosco, Guaianases, Estudantes, Jardim Helena-Vila Mara e Guarulhos-Cecap terão um espaço onde alunos da entidade vão realizar aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação). Nestas estações, os serviços serão oferecidos em três horários: das 09h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h.
Durante as iniciativas, os profissionais vão transmitir informações e orientações para conscientização sobre prevenção de acidentes no trânsito para promover a segurança de todos durante todo o trajeto diário nos deslocamentos entre modais.
Movimento Maio Amarelo
A campanha de conscientização e segurança no trânsito nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também à sinalização e advertência no trânsito.
A edição deste ano traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, com o objetivo de estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?
A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades a discutir o tema trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Serviço
Ação de saúde em referência ao Movimento Maio Amarelo
— Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral)
Data: terça-feira (07/05)
Horário: das 13h às 17h
— Estações Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Mauá, Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco, Guaianases e Estudantes (Linha 11-Coral), Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12-Safira) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade)
Data: quinta-feira (09/05)
Horários: das 09h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h.