NO TRECHO DE SERRA, DESÇA ENGRENADO, SUBA COM MODERAÇÃO

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Ao trafegar por trechos de descida de serra, é comum observar placas que orientam o motorista a descer com o veículo engrenado. A prática é uma conduta de direção defensiva indispensável. A CNL – Concessionária Novo Litoral, orienta seu usuário sobre a conduta ao trafegar por trechos como a SP 098 – Dom Paulo Rolim Loureiro, entre Mogi e Bertioga e SP 055 – Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, entre Pedro de Toledo e Miracatu.

É comum calotas se soltarem de veículos que descem a serra quando ocorre o aquecimento das rodas com o acionamento constante dos freios. Mas há um risco por trás disso. Acionar o freio várias vezes pode também comprometer o seu funcionamento e causar colisões traseiras ou engavetamentos. O recomendado é descer engrenado e em velocidade reduzida.

Utilizar o freio do motor é o segredo para controlar o carro. A regra é descer em marchas reduzidas, com velocidade reduzida e regulamentada pela via. Para veículos com câmbio automático, o ideal é acionar a posição para comandos manuais.

“Dirigir engrenado quando em trechos de descida de serras é a melhor maneira de estabilizar o veículo, evitar sobrecarga do sistema de freios e a prática da direção defensiva é ainda mais eficiente. Ao descer a serra sentido Mogi/Bertioga ou na rota do Parque Nacional da Serra, sentido Miracatu/Pedro de Toledo, é sempre importante atentar-se às condições climáticas, redobrar a atenção em caso de chuva ou neblina e sempre manter a distância segura do veículo à frente”, comenta Luis Santos, gerente de Operações da CNL.

Subida

Os trechos de subida, seja o itinerário Praia Grande – Miracatu pela SP 055 – Padre Manuel da Nóbrega ou Bertioga – Mogi das Cruzes, pela SP 098, têm uma tendência de aumento na demanda de recursos da CNL ao final do dia. Nestes trechos, a concessionária atendeu, só no mês de janeiro, a 464 chamados por pane mecânica, sendo 248 na SP 055 e 216, na SP 098.

De acordo com o Centro de Controle Operacional da CNL, em muitos casos, há o superaquecimento do motor causado pelo esforço no aclive. A manutenção preventiva e os cuidados ao volante são complementares para evitar a parada forçada no percurso.

Antes de sair de viagem, é muito importante verificar as condições do sistema de arrefecimento. O nível do líquido no reservatório, a condição das mangueiras e da bomba d’água. Ao iniciar o trecho de aclive, caso o motor perca potência, é recomendável usar a segunda marcha, mas sem forçar o motor a rotações mais altas. Contribuem com um funcionamento maior evitar sobrecarregar o veículo com bagagem pesada.

É importante sempre manter a atenção à temperatura do motor indicada no painel. Em caso de superaquecimento ou pane mecânica, a CNL orienta buscar um ponto seguro de parada e utilizar o triângulo. Para buscar apoio, basta acionar a concessionária pelo telefone 0800 098 88 55.

Sobre a CNL

A CNL administra 212 km de rodovias nas regiões do Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira com suporte operacional em oito postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), estrategicamente distribuídos ao longo das rodovias, além de inspeção de tráfego, guinchos leve e pesado, apoio mecânico, captura de animais, caminhões-pipa e atendimento pré-hospitalar por ambulância básica e avançada. O plano de ampliações e melhoramentos prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, obras que vão transformar os caminhos de seus usuários. Mais informações: www.novolitoral.com.br

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