NEBLINA! DICAS PARA PREVENIR ACIDENTES NAS ESTRADAS

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A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa. A neblina pode acontecer em qualquer época do ano, mas durante o outono e inverno esse fenômeno é mais frequente, principalmente de madrugada e no começo da manhã. A semana começou com uma queda brusca de temperatura podendo causar neblina nas estradas devido a manhãs mais frias.

Segue algumas dicas para previr acidentes:

Reduzir a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;

Manter distância segura do veículo da frente;

Manter faróis acesos e regulados;

Ligar os faróis de neblina se o veículo tiver o acessório;

Não parar o veículo na pista ou no acostamento e procurar um posto de serviços caso não queira seguir viagem.

Em casos de neblina no SAI – Sistema Anchieta Imigrantes foi implantado desde o ano de 1997 a Operação Comboio desde então têm sido responsável pela redução de acidentes e mortes causadas pela falta de visibilidade durante a ocorrência de neblina. As Operações Comboio são implantadas quando a visibilidade atinge níveis inferiores a 100 metros. “Operação Comboio”, o Policiamento Rodoviário é acionado e de imediato é realizado o bloqueio das praças de pedágio: Riacho Grande (Via Anchieta) e Piratininga (Imigrantes), mensagens de alerta são inseridas nos “Painéis de Mensagens Variáveis”, e também por meio de boletins de tráfego que são passados para a imprensa. Cerca de 200 metros à frente das praças de pedágio, as viaturas do Policiamento Rodoviário represam o tráfego de veículos para a “formação das caixas”, que reúnem de 250 a 500 veículos. Formadas as caixas, os veículos são então comboiados, em velocidade reduzida, em direção à Via Anchieta, até um ponto onde a visibilidade permita que sigam sem esse apoio. O procedimento se repete e os comboios partem, em média, a cada 25 ou 30 minutos.

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