O grande mutirão de zeladoria realizado no distrito de Jundiapeba alcançou, em pouco mais de uma semana, números expressivos de serviços executados nas mais diversas áreas e frentes de atuação. O objetivo da ação é prevenir e minimizar o impacto das chuvas, reforçando as ações da Operação Verão
O distrito teve no período 24.215 metros quadrados de áreas capinadas, 83.960 metros de áreas públicas varridas, 301 toneladas de lixo retiradas, 289 postes pintados, 7.900 metros lineares de guias pintadas, 1.340 metros de valetas limpas, 196 bocas de lobo limpas e/u reformadas, 140 metros de rede subterrânea desobstruída, mais de 5 quilômetros de estradas de terra niveladas, além dos serviços de iluminação e manutenção externa no Conjunto Habitacional José Bezerra de Mello.
No que se refere à mobilidade urbana e revitalização de sinalização de trânsito, foram atendidas 44 faixas de pedestre, 21 setas indicativas de direção, sete zebras e 333 metros de faixa dupla. As equipes da Saúde cuidaram da aplicação de 10 quilos de larvicida em cursos d´água, valetas e pontos de acúmulo de lixo. Já as equipes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) repararam 105 vazamentos de esgoto e fizeram 11 serviços de hidrojateamento.
O mutirão foi executado por equipe composta de 212 pessoas, das Secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade, Assistência Social, Segurança Pública, Defesa Civil, Esportes, Saúde, Infraestrutura e Obras, Educação e Semae. Foram também empregados 31 caminhões, 4 veículos leves, 12 máquinas e 40 roçadeiras.
Outros mutirões estão sendo levados a outras regiões da cidade. O objetivo é entrar com agilidade nos pontos que mais carecem de zeladoria, atacando os principais problemas identificados e deixando a cidade como um todo em boas condições, além de mais bem preparada para as chuvas típicas desta época.