MONTE NEGRO EM SANTA ISABEL GANHA UBS EM ESPAÇO AMPLIADO E COM MAIS ATENDIMENTOS

0
222

As novas instalações da UBS III – Prefeito José Raymundo Lobo – foram entregues à população do Monte Negro na manhã desta sexta-feira (14/06), em um evento que reuniu mais de 200 pessoas. O local conta com quatro consultórios amplos, sala de curativo, sala de reunião, farmácia e sala de odontologia. A Prefeitura de Santa Isabel investiu R$ 257 mil no local.

Além de um novo espaço, a unidade também contará com atendimento de dentista, fisioterapeuta e educador físico. Os atendimentos de clínico geral, pediatra e ginecologista continuarão sendo ofertados normalmente. As novas instalações da UBS contam ainda com estacionamento e amplo e espaço externo para diferentes atividades.

Segundo o departamento financeiro da Secretaria de Saúde, após a inauguração do espaço, o município registrará uma economia anual de cerca de R$ 45 mil aos cofres públicos, já que o atendimento aos pacientes passa a acontecer em um local próprio, que atende melhor as necessidades da população e que não demanda pagamento de aluguel.

Moradores do Monte Negro aprovaram as novas instalações da UBS III. É o caso de Ivo José Pereira, que afirma que não ter reclamações sobre o atendimento prestado na antiga unidade, porém afirma que o espaço era insuficiente: “Durante muito tempo a antiga unidade foi boa para nós, mas essa UBS nova está muito melhor e eu dou nota dez para as novas instalações”.

Já Vilma de Queluz, reside no bairro há mais de meio século e elogia o tamanho e a estrutura da nova unidade, que fica há cerca de 50 metros da antiga: “Achei aqui bem grande e sei que vamos ter mais médicos e até dentista para nos atender. A UBS nova vai trazer mais progresso e facilidade para os moradores do nosso bairro”.

Cleonice Aparecida Barbosa está no Monte Negro desde a infância e classifica a unidade como uma UBS diferenciada: “Somos trabalhadores, moramos aqui há muitos anos e merecemos um espaço assim. Teremos mais atendimento para a população, sem contar o dentista, que é algo muito esperado por todos. Esse lugar é maravilhoso, estou muito satisfeita”.

A moradora Venina Cardoso elogia o atendimento prestado no bairro e afirma que o acolhimento sempre foi de qualidade e a marcação de consultas é rápida, porém, com a inauguração da unidade nova, o que já era bom, ficou ainda melhor. Sua nora, Crislaine Fernandes dos Santos, lembra que as antigas instalações já estavam precárias:

“Aproveitar a escola para fazer um posto de saúde foi uma ideia excelente e muito positiva para o município, economicamente falando. Teremos um ótimo aproveitamento desse espaço, nós estamos muito felizes. Trouxe meus filhos para inauguração, o Théo e a Alice, justamente porque essa é uma importante conquista para nosso bairro”.

A secretária de Saúde de Santa Isabel, Dra. Helena Inácio, destacou em seu discurso a importância do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. Ela também exaltou o empenho dos funcionários da Prefeitura que atuaram para que a unidade fosse entregue à população em menor tempo possível:

“Quando o Governo se une com o Legislativo, quem ganha é povo. Sem a ajuda dos vereadores, sem a credibilidade da população, sem a harmonia entre entre Prefeitura e Câmara, não seria possível concluir essa obra. Mas também não seria possível realizar nada disso se não houvesse coragem. Tem que ter coragem para fazer as coisas, não é só dinheiro”.

Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que, com a inauguração, Santa Isabel deixa para trás um tempo em que a UBS III era alvo de apontamentos por parte do Tribunal de Contas e do Conselho Regional de Medicina, já que o espaço não cumpria os requisitos exigidos para abrigar uma unidade de saúde:

“Uma UBS tem que ser funcional e bonita. Tem que ser um lugar onde as pessoas se sintam acolhidas.
Hoje nós temos um espaço amplo, bonito, acolhedor e adequado para prestar à população o melhor atendimento. Nosso novo espaço pode ser visitado a qualquer momento pelos órgãos reguladores, pois ele cumpre todas as exigências de funcionamento”.

ANTIGA UNIDADE

A unidade de saúde que atende a população do Monte Negro, até então funcionava em um imóvel alugado, ao lado da Comunidade São Benedito – Irmã Rafaela. O local começou a operar em 1992, mas o espaço não era adequado para o atendimento da população, já que não havia, por exemplo, acesso para pessoas com deficiência.

Próximo a unidade de saúde, havia a Escola Benedito Alves de Queluz, com 160 alunos matriculados. Essas crianças foram realocadas para outra unidade de ensino, a Firmino Alves de Queluz, localizada no mesmo bairro. O local recentemente passou por reforma e ampliação, e absorveu a demanda da antiga escola, deixando o prédio público vago e apto a receber a unidade de saúde.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui