MOGI DAS CRUZES SOBE TRÊS VEZES NO PÓDIO DO CAMPEONATO NACIONAL DE BANDAS E FANFARRA

0
343

Mogi das Cruzes brilhou no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras 2022, realizado pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras – LBF em Lorena (SP). No último sábado (05/11), o Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, conquistou o tricampeonato nacional com a Banda Sinfônica Infantojuvenil e pela primeira vez levou o título da banda de percussão. A EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, foi vice-campeã na categoria orquestra de metais e percussão infantojuvenil.

“É uma grande alegria comemorar esses títulos com nossas bandas. São projetos potentes, que envolvem as equipes das escolas, os alunos e os pais, que sempre participam. Nossos parabéns a todos!”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. O Cempre Prof. José Limongi Sobrinho faz parte do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola e a EM Profª Maria Eugenia integra o “Pra Ver a Banda Passar”, iniciativas promovidas pela Pasta junto à Sinfônica Mogi e a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC).

A banda de percussão do Cempre disputou o título com o grupo de Guariba, interior de São Paulo, que havia conquistado o campeonato estadual pela diferença de apenas 0,1. O grupo mogiano, sob a regência do maestro Felipe Sangali, conquistou a nota 177,5, superando a outra equipe pela diferença de quatro pontos. A preparação dos pequenos foi feita pelo professor de percussão Ronaldo Laise, que preparou um arranjo exclusivo para a apresentação de “Maracatu /Bananeira”, canções, respectivamente, de Alceu Valença e João Donato.

Na categoria banda sinfônica infantojuvenil, os mogianos da escola campeã paulista competiram com o projeto Música nas Escolas, de Barra Mansa (RJ), campeão carioca. “Foi uma das disputas mais duras, de acordo com a mídia especializada e os participantes”, contou o maestro Ewerton Ravelli, que regeu a banda. A partir do aquecimento com músicas de Michael Jackson, a banda do Cempre emocionou a todos com interpretação da música de alta dificuldade “Ignition”, de Todd Stalter.

A banda mogiana conquistou a vitória com 288,2 pontos (96,06% do total possível), contra 252,4 do segundo colocado. Além do público da cidade, a participação dos pais dos músicos foi um diferencial para o grupo. “Eles são muito presentes e sempre prestigiam a banda. Nos auxiliaram com a logística do campeonato e o apoio foi muito importante. Saímos com uma missão de trazer mais dois títulos e temos duas bandas campeãs brasileiras. É um orgulho representar nossa cidade”, disse Ravelli.

Sob o comando do regente Henrique Morais, a banda da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo foi vice-campeã na categoria orquestra de metais e percussão infantojuvenil. Com participantes com idade entre 9 e 16 anos, o grupo também competiu com Guariba (SP). “Avaliamos como positiva nossa participação, visto que começamos a competir este ano. As crianças gostaram do resultado, pois entendem que estamos começando a nossa caminhada”, avaliou o regente. As músicas apresentadas foram “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e o tema do filme “Transformers”.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui