Educadores mogianos irão participar do 3º Fórum Internacional de Educação dos municípios do Alto Tietê, uma realização da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, em articulação com os outros 11 municípios da região que integram a Câmara Técnica de Educação do consórcio CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Munícipios do Alto Tietê). Com o tema “Educação inclusiva e equidade”, o fórum será realizado de 30 de agosto a 27 de setembro e reunirá cerca de 6 mil educadores.
Depois do sucesso das duas primeiras edições do Fórum em 2020 e 2021, quando foram abordados os desafios da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia, a inclusão educacional de crianças e jovens com deficiência ganha destaque este ano. “Entendemos a educação inclusiva como uma das maiores políticas públicas, necessárias e importantes na nossa cidade. A educação inclusiva e com equidade é a oferta das mesmas oportunidades aos nossos alunos”, disse Patricia Helen Gomes dos Santos, secretária municipal de Educação de Mogi das Cruzes. O atendimento de educação inclusiva na cidade conta com o Pró-Escolar, EMESP Profª Jovita Franco Arouche e em 16 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Professores, coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos, profissionais de apoio que atuam nas diferentes etapas e modalidades educacionais terão a oportunidade de debater, aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências, interagindo com especialistas de renome internacional e acessando o Portal do Fórum, onde encontrarão todas as informações sobre como participar.
Os encontros serão on-line. As sessões serão transmitidas pela internet e acontecerão às terças-feiras, das 19 às 20h30, de 30 de agosto a 27 de setembro. Para os educadores inscritos que acompanharem as sessões e realizarem as atividades formativas complementares serão oferecidos certificados de participação de até 30 horas.
O 3º Fórum conta com o apoio institucional da Unesco, Undime-SP, Itaú Social e Instituto Rodrigo Mendes. A organização executiva do evento está a cargo do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada-IBSA. Mais informações no portal do evento www.forumeducacaoaltotiete.com.br