A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando de forma intensa e contínua para combater o avanço da dengue na cidade. Entre as principais ações em andamento estão os bloqueios ao mosquito Aedes aegypti em locais onde há casos confirmados; orientações ao público; atendimento às denúncias recebidas pela Ouvidoria Geral; e atualização para atendimento dos casos.
Mogi das Cruzes registrou neste ano, até o momento, 101 casos positivos de dengue, número que já supera os 65 registrados de todo o ano passado. A maioria das ocorrências está concentrada na Vila Nova União e proximidades, região onde os agentes de controle de vetores já concluíram os bloqueios, vistorias e orientações aos moradores. “O combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, mas também da população. Cada cidadão precisa ter consciência e manter cuidados simples na rotina para prevenir a proliferação do mosquito em suas casas e ambientes trabalho”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes já criou um Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores se Secretarias para condução de estratégias em conjunto. Entre os trabalhos está a Brigada de Combate ao Aedes aegypti, formada por dois servidores de cada unidade municipal responsáveis pelas vistorias nos locais de trabalho.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados. As UPAS Oropó, Jundiapeba e Rodeio e o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo são opções de atendimento, assim como Vagalume e Hospital Municipal para as crianças.
Fique atento aos sintomas da dengue
– Febre alta
– Dor de cabeça e no fundo dos olhos
– Manchas vermelhas pelo corpo
– Fraqueza, dor intensa no corpo e nas juntas
Importante: Não se automedique. Em caso de suspeita da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde.