MOGI DAS CRUZES ADERE À REDE DE CIDADES DAS CRIANÇAS E É DESTAQUE EM AÇÕES VOLTADAS À PRIMEIRA INFÂNCIA

0
198

O prefeito Caio Cunha assinou, na quarta-feira (20/9), a adesão de Mogi das Cruzes à Rede de Cidades das Crianças, um grupo com 30 anos de história e composto por 200 cidades, espalhadas em 15 países da Europa e América Latina. A adesão ocorreu em Jundiaí, durante o Encontro de Cidades Urban 95, eventou que reuniu as 27 cidades brasileiras que integram a rede internacional, cujo foco é a primeira infância. As ações de Mogi das Cruzes voltadas à primeira infância foram destaque no encontro.

“Pensamos em um projeto de cidade voltada para as pessoas e principalmente para as crianças, que serão os mogianos do futuro. E esse planejamento para daqui a 40 anos passa obrigatoriamente por um investimento forte na infância. Nossa parceria com a Fundação Bernard Van Leer e a Urban 95 tem proporcionado uma série de entregas e uma mudança de conceito, sempre com a prioridade voltada para os cidadãos. Nossa visita a Jundiaí foi muito proveitosa e mostra que estamos no caminho certo”, disse Caio Cunha, que esteve na cidade ao lado dos secretários Claudio de Faria Rodrigues (Urbanismo) e Patricia Helen Gomes dos Santos (Educação).

Ao lado do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, Caio Cunha esteve no Mundo das Crianças, uma extensão da área de preservação da represa que abastece Jundiaí onde foram colocadas em prática projetos práticos sobre a infância. É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.

A Rede de Cidades das Crianças, da qual Mogi das Cruzes agora faz parte, tem foco no desenvolvimento durante a infância, que é o período mais fértil e decisivo da vida. A proposta da Rede é garantir nas cidades integrantes a liberdade e a autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas. Para isso, a rede aposta em espaços de brincar criativos, seguros, visualmente agradáveis e sustentáveis.

Visita a Mogi das Cruzes

A troca de experiências entre as cidades com foco na primeira infância também terá Mogi das Cruzes como exemplo de ações bem sucedidas. Neste sábado (23/9), integrantes da Urban95, de diversas cidades do Brasil, virão a Mogi visitar o Parque Naturalizado do Jardim Planalto e também conhecerão a unidade do Sesc, no Socorro. No mesmo dia, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fará a entrega do segundo Parque Naturalizado da cidade, no Conjunto Jefferson da Silva.

A implantação dos Parques Naturalizados é um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância e que contou com uma atuação em grupo, incluindo ações das secretarias municipais de Urbanismo, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão Estratégica. Os espaços são desenvolvidos a partir de elementos naturais e repletos de possibilidades de interação, exploração e criação. O objetivo é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto.

O prefeito Caio Cunha destaca a importância dos Parque Naturalizados a partir do diálogo com as comunidades onde estão inseridos: “As intervenções nos bairros são realizadas a partir do diálogo com os moradores, incluindo principalmente as crianças, e o Parque Naturalizado é um exemplo prático desse conceito. A entrega do espaço, com a revitalização do entorno, mostra esse compromisso com a primeira infância e com o futuro do município”, afirmou.

Outros destaques

Mogi das Cruzes possui outras ações que já são destaques na área, como, por exemplo, o Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância. Lançado em dezembro de 2022, o programa é um projeto de política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à Primeira Infância. Integram a iniciativa ações como os Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). Em abril deste ano, o Programa Mogi Cidade da Criança foi contemplado com o Prêmio InovaCidade 2023, do Instituto Smart City Business America (SCBA).

Já foram instalados Espaços de Brincar no Jardim Novo Horizonte e em Jundiapeba, no Conjunto Bezerra de Mello. O trabalho contou com um amplo e detalhado processo de escuta e participação realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Estretégico (SEPLAG), ouvindo as pessoas e principalmente as crianças.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui