MÉDICOS DO IMOT FAZEM CIRURGIA INÉDITA DE PRÓTESE DE TORNOZELO

0
58

Quando o ex-bancário Washington Ávila, de 68 anos, procurou o Imot, em Mogi das Cruzes, com reclamação de fortes dores no tornozelo, não imaginava que poderia passar por um procedimento tão complexo e inédito no Alto Tietê. Com artrose avançada, a articulação já estava comprometida. A solução mais indicada para evitar o sofrimento seria a imobilização. No entanto, o médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Imot, Diego Braga, propôs a colocação de uma prótese, um procedimento pouco utilizado no Brasil.

A cirurgia, com um time de especialistas, foi realizada no último dia 15 de fevereiro. O procedimento durou cerca de uma hora e meia e contou com a participação de Braga, do também médico especialista do Imot, Paulo Milanese, e a consultoria do médico Daniel Baumfelt, também com especialidade em pé e tornozelo e consultor da prótese implantada. Baumfelt é expert neste tipo de cirurgia e veio de Belo Horizonte-MG para acompanhar o procedimento.

Conhecida como artroplastia total do tornozelo, trata-se de uma técnica cirúrgica em que a articulação é substituída por uma prótese. Neste caso, foi colocado um dispositivo de titânio de quarta geração, ou seja, produzido com a mais alta tecnologia, importada dos Estados Unidos.

“Essa cirurgia é indicada quando há um grau de destruição da articulação que pode ser por alteração degenerativa ou por uma sequela de um trauma. A articulação danificada é removida e o dispositivo é posicionado no lugar. O objetivo dele é garantir a eliminação da dor e a mobilidade do paciente”, explica o ortopedista Diego Braga.

O paciente, Washington Ávila, convivia com as dores há cerca de 20 anos, o que o impossibilitava de levar uma vida normal. Ele aceitou a cirurgia por entender que era sua última tentativa para acabar com este sofrimento e conseguir andar.

O ex-bancário comemora o resultado e está otimista com a eficácia do procedimento: “Estou sem dores. A minha recuperação está se saindo muito bem. Vou retirar a tala em 30 dias e iniciar as sessões de fisioterapia. Mas já estou bem feliz e satisfeito com a colocação da prótese”, afirma.

A cirurgia foi realizada no Hospital Vivalle, em São José dos Campos. Ávila teve alta no dia seguinte ao procedimento e se recupera em casa, acompanhado pela equipe do Imot. Agora é vida nova, sem dor, para o ex-bancário.

Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Fotos dos cirurgiões em ação – Crédito: Acervo Pessoal
Fotos do Dr. Diego Braga e o paciente – Crédito: Coffee Power

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui