MAIS QUE MEL LEVA EXPERIÊNCIA SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO MEL AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES

0
136

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA) em parceria com a Secretaria de Educação, deu início nesta sexta-feira (14) ao projeto Mais Que Mel nas escolas municipais. O pontapé inicial aconteceu com uma atividade destinada aos alunos do terceiro ano do Cempre Doutora Ruth Cardoso, no Jardim Layr.

“Desenvolver o projeto Mais Que Mel nas escolas municipais é fundamental para educar sobre a importância das abelhas, promover hábitos alimentares saudáveis, ensinar ciências de forma prática e valorizar os produtores locais”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Felipe Almeida.

Sob a orientação do apicultor Fábio Lizier, que levou equipamentos e materiais utilizados em seu dia a dia, os estudantes mergulharam em uma jornada de aprendizado sobre a produção do mel, o papel das abelhas na natureza e a sustentabilidade. A iniciativa visa não só educar, mas também inspirar alunos da rede municipal sobre a importância das abelhas e sua contribuição vital para o ecossistema.

De acordo com Paula Carmo, coordenadora das oficinas intelectuais do tempo integral da escola, a proposta do projeto desperta grande interesse nas crianças. “Foi bem interessante. Falamos que as crianças conheceriam algo novo e elas ficaram ansiosas, porque gostam muito de coisas novas e aceitam bem. É trazer para os pequenos algo que dê mais incentivo na questão de estudo e de futuro. Os alunos são muito empolgados e se envolvem”, disse.

Para Lorena Rodrigues Neres, de 9 anos, que participou da atividade no período da manhã, a palestra foi positiva. “Eu achei muito legal e criativo. Isso é muito bom para o nosso conhecimento. O mais legal foi aprender que as abelhas não voam à noite”, declarou a aluna.

Nos próximos dias, o projeto Mais Que Mel seguirá para a EM Professor Hélio dos Santos Neves, no Residencial Novo Horizonte, e para o CEMPRE Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba.

Teste de aceitabilidade
Como continuidade da ação, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação fará testes de aceitabilidade do mel com os alunos das unidades escolares do projeto Mais que Mel. A ação antecede qualquer inclusão de alimentos ou receitas no cardápio da alimentação escolar.

“Estamos buscando sempre o melhor para a alimentação escolar e entender a aceitação das crianças para garantir o consumo e a nutrição dos nossos alunos é o primeiro passo. A parceria com a Secretaria de Agricultura nessa ação em específico, de inclusão do mel no cardápio, ajuda a estimular o interesse das crianças pelo alimento”, explicou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Incentivo à apicultura em Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem incentivado a apicultura na cidade, que tem uma produção anual de cerca de 10 toneladas. Recentemente, o mel foi incluído na lista de alimentos adquiridos no Programa Mogiano de Aquisição de Alimentos, política pública da SMAA que compra insumos cultivados pelos produtores rurais mogianos para entregar às 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade beneficiadas pelo programa Quitanda Social, da Secretaria de Assistência Social.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui