Mais de 500 alunos participam da abertura da 1ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas em Mogi das Cruzes

0
276

Mais de 500 alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram na manhã desta sexta-feira (14/04) da abertura da 1ª Olimpíada e Paralimpíada “Pequenos Esportistas na Rede Municipal”, evento organizado pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico. Pais, professores, gestores e autoridades estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira (Tuta), no Mogilar.

De abril a outubro, a competição reunirá aproximadamente 2,5 mil alunos de 34 escolas da cidade, que aderiram à iniciativa. “Quando falamos de uma cidade melhor, mais próspera e justa é nos alunos em que encontramos nossa grande motivação. Temos investido para que nossas crianças sejam muito melhores que a gente, para que Mogi se torne a Cidade da Criança”, disse o prefeito Caio Cunha.

A prática esportiva tem sido ampliada na rede municipal com o início da atividade de professores especialistas em turmas regulares. “identificamos uma demanda da rede municipal e começamos a chamar neste ano professores especialistas para compor essas áreas tão significativas de Educação Física e Artes”, disse o prefeito. Antes, o atendimento dos professores especialistas era somente destinado ao programa Escola de Tempo Integral no contraturno do período regular.

Uma das escolas que receberam os especialistas foi a EM Profª Ana Lúcia Ferreira de Souza, na Vila Rachel. Os alunos Rafael Bassi de São Joaquim e Lucas Gabriel da Silva Fernandes participaram pela primeira vez de um grande evento como esse. “Eu tô achando bem legal e divertido”, disse Rafael. “É minha primeira vez no ginásio, está sendo emocionante”, contou Lucas.

A competição também reúne escolas do Programa de Tempo Integral e Emesp Profª Jovita Franco Arouche. “É muito importante, os alunos estão muito felizes. A inclusão é fundamental em todas as partes e no esporte não poderia ser diferente”, disse a diretora Fabiana Fioresi Jungers Ferreira. Os pais também estavam emocionados. “Vai fazer a diferença para muitos. É uma semente que se planta no coração das crianças”, contou Pablo Henrique Figueiredo dos Santos, pai de Guilherme Amorim Figueiredo Silva, 9 anos, aluno da EM Prof. Jacks Gringberg.

A primeira Olimpíada e Paralímpiada da rede municipal terá oito modalidades esportivas (Queimada, Xadrez, Futsal, Atletismo, Esportes de Demonstração, Lutas e duas modalidades paraolímpicas). “Vocês vão ter oito modalidades nesta olimpíada e paralimpíada, aproveitem o momento com os amigos. Se divirtam e cuidem uns dos outros. Que seja uma experiência especial na vida de todos”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami Kahler.

Cerimônia
A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Mogi das Cruzes, levadas pelas alunas Ruth Vitória da Silva Holanda, do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, Lorenna Carneiro de Paulo, da EM Prof. Adolfo Martini e Isabella Feliciano Pereira Jorge, do Cempre Prof. Sérgio Moretti. Na sequência, as 34 escolas desfilaram pela quadra com seus representantes. O aluno William Wallace Alves Santiago do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho fez o juramento do atleta em nome de todos os alunos participantes.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrada da tocha olímpica. Um dos símbolos mais conhecidos quando se fala em Olimpíadas. O fogo olímpico representa ideais éticos universais, como a fraternidade, a bondade e a justiça. A tocha foi levada por três mogianas com história na rede municipal de ensino e destaques no judô com títulos em nível estadual e nacional: Julia Medeiros (ex-aluna das escolas Lourdes Maria do Pradro Aguiar e Isidoro Boucalt), Kauany Pires de Souza (ex-aluna da EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro) e Isabela Ferrari (aluna da EM Guiomar Pinheiro Franco.A organização do evento contou com a participação dos estudantes do Centro Universitário Braz Cubas.

A parte musical da cerimônia foi feita pela Banda Sinfônica e Banda Sinfônica Infanto-Juvenil de Mogi das Cruzes, que fazem parte do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria de Educação com gestão da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Os jovens músicos e professores foram regidos pelo maestro Lelis Gerson. O grupo de dança Bailaporte, da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, animou o público com a apresentação “No circo da vida, todos somos artistas e atletas!”.

“É unindo educação, cultura, esporte e as demais áreas que a gente consegue favorecer o bom desenvolvimento das nossas crianças. Toda a prefeitura tem se mobilizado para trabalhar pela primeira infância e contamos com o apoio de todos vocês”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Andrea Pereira de Souza.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer. “Sou fruto de eventos como esse, de professores que acreditaram e investiram para que chegasse até aqui. Quero muito que aproveitem cada momento e que ficará marcado na vida de vocês”, disse o titular da Pasta, Gustavo Nogueira. Estiveram presentes na cerimônia de abertura os vereadores Eduardo Ota, Gustavo Siqueira, Malu Fernandes e Mauro Yokoyama.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui