A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 7, a Moção n.º 72/2025, que expressa “Votos de Aplausos e Congratulações” às escolas estaduais “Frei Thimóteo Van Den Broeck”, no Jardim Esperança, e “Euryclides de Jesus Zerbini no Jardim Margarida, escolhidas para integrar o programa de ensino cívico-militar a partir de 28 de julho de 2025. O tributo parlamentar é uma iniciativa do vereador Otto Rezende (PSD).
A votação teve três votos contrários e uma abstenção. Votaram contra Inês Paz (PSOL), Iduigues Martins (PT) e Rodrigo Romão (PCdoB). O vereador Mauro Araújo (MDB) se absteve.
A seleção das escolas foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) com base em consultas públicas que envolveram a comunidade escolar. Ao todo, foram computados mais de 106 mil votos em todo o estado, com expressivos 87% favoráveis à implantação do modelo cívico-militar.
“Essa transformação representa um marco importante para a educação pública em nosso município, destacando-se pelo empenho da equipe gestora, diretoria, dos professores, servidores e alunos. De forma democrática e participativa, a comunidade escolar optou por um novo modelo de gestão, voltado à valorização da disciplina, do civismo, da cidadania e da qualidade de ensino”, disse Otto.
A moção ressalta ainda que a implantação do programa não alterará o Projeto Político-Pedagógico das unidades escolares, que manterão sua autonomia e continuarão respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto aprovado também destaca o papel dos policiais aposentados, que atuarão como colaboradores na gestão e organização escolar, apoiando as ações desenvolvidas sob a liderança do diretor da escola.