Os estudantes municipais das creches e pré-escolas de Itaquaquecetuba começaram a receber, nesta semana, os kits de material escolar. A entrega será gradual para toda a rede de 42 mil estudantes conforme a faixa etária e necessidade pedagógica.
“O material escolar é muito importante para as unidades de ensino, as famílias e, principalmente, para o desenvolvimento dos estudantes. Os kits são indispensáveis para a inclusão social e promoção da igualdade”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
As turmas do infantil 1 e 2 estão recebendo agenda, tela e tinta de pintura a dedo. Para o infantil de 3 e 4 anos, são inclusos também forminha e massa de modelar, tesoura para massa de modelar, sulfite e gizão de cera.
Os estudantes de 5 e 6 anos ganham apontador, borracha, caderno de desenho e de recados, cola, lápis de cor, lápis preto, pintura a dedo, massa de modelar, estojo, giz de cera, avental, pincel e tela de pintura. Já para o 1º e 2º ano estão sendo entregues os mesmos itens já listados, adicionando régua e guache. Para as turmas do 3º ao 5º ano e EJA somam-se também caneta, canetinha, marca texto e caderno universitário.
No kit infantil de baixa visão, as crianças recebem sulfite, caderno com pauta ampliada, canetas, pincel atômico, lápis de cor, giz de cera, lápis de desenho, lápis colorido grosso, lupa manual e tesoura sem ponta e sem mola.
Para o fundamental, são fornecidas folhas coloridas, caderno de pauta ampliada, lápis de desenho, lápis colorido grosso, lápis de cor, tesoura sem ponta e sem mola, régua ampliada, material para desenho ampliado, guia de leitura, plano inclinado, lupa manual, lentes de ampliação e audiobooks.
No kit infantil para crianças cegas foram adicionados giz de cera, massinha, alfabeto e numerais em braile, jogos de construção, pinos de encaixe, cubo didático, torre de forma geométrica, prancheta de alimentação, bengala, brailito, guia de assinatura e form color.
Já o material do fundamental contém sulfite, reglete, prancheta para adaptação, tesoura adaptada, bengala, soroban adaptado, calculadora sonora, lixas com granulações, massa de modelar aromatizada, dominó em relevo, brailito, form color, guia de assinatura, miçanga em adesivo, prancha de alimentação e cubo didático. Há também mapa tátil, globo terrestre em relevo, teclado, kit geométrico, fita métrica, esqueleto corporal, alfabeto e numerais, todos em braile.
“Estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso a um kit escolar de qualidade. Os nossos estudantes merecerem esse cuidado. A utilização de materiais didáticos é fundamental para uma boa formação na educação básica”, finalizou a chefe da pasta, Maria Cristina Perpetuo.
Fotos: Dayane Oliveira