Fotos: Dayane Oliveira
Atendimento itinerante, saraus e premiações fazem parte do cronograma
A Prefeitura de Itaquaquecetuba definiu uma programação especial para o mês da mulher. A primeira agenda foi feita pela Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania na APAE com atendimento itinerante e uma palestra sobre violência doméstica na última terça-feira (7). Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, brindes serão distribuídos na Vila Virgínia e no Centro. Também haverá celebração pelos dois anos da inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Na próxima quarta-feira (15), às 9h, o Instituto Itaquá (avenida Turmalina, 702 – Estrada Fraternidade) receberá uma palestra sobre o ciclo da violência doméstica e os serviços da rede de apoio municipal. Depois disso, o atendimento móvel desembarca no local até as 14h para oferecer acolhimento e orientação, suporte jurídico, entregar cartilhas e distribuir absorventes.
Às 15h começam os saraus Palavra de Mulher e 60+ na Secretaria de Cultura (avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 – VIla Virgínia). O microfone estará aberto para cantar, compartilhar saberes, declamar textos e poemas de própria autoria ou de outros autores. Já no dia 16, o atendimento móvel ocorre em frente à UPA 24h (estrada dos Índios, 1.025 – Jardim Caiuby), das 10h às 14h.
No dia 17, a equipe do Núcleo de Atenção à Mulher na Educação (NAME) promove uma palestra sobre violência doméstica contra a mulher no auditório da Secretaria de Educação (na rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia). Das 9h às 12h terá como público-alvo representantes de escolas estaduais e, das 13h às 16h, representantes de escolas municipais. “Avançamos em fazer valer os direitos das mulheres e toda a nossa programação celebra essas conquistas”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
As alunas, professoras e servidoras da Emeb Professor Aurelino Leal (rua Distrito Federal, 232 – Vila São Judas) vão receber o atendimento móvel no dia 23, das 10h às 14h. “Queremos empoderar cada vez mais as mulheres e dar a assistência que elas merecem. Todas as mulheres são protagonistas”, acrescentou a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.
No dia seguinte, será realizado um workshop de laços na Casa de Cursos, das 13h30 às 16h30. As inscrições abrem em breve. A final do Prêmio Mulheres de Excelência será no dia 28 na Secretaria de Cultura e no dia 30, às 10h, uma reunião do Conselho Municipal de Direitos da Mulher encerra a programação alusiva.