ITAQUAQUECETUBA ADOTA TECNOLOGIAS QUE OTIMIZAM A EXPERIÊNCIA DO PASSAGEIRO DE TRANSPORTE COLETIVO

0
210

Os passageiros do transporte público de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo, passam a contar com novas tecnologias que elevam a experiência no uso dos ônibus. A Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana, em parceria com a concessionária Expresso Planalto, empresa do Grupo CSC de Transportes, está implementando três novas ferramentas na cidade: o SI.GO, plataforma de experiência do passageiro; o Chatbot para recarga de Bilhete Único; e o Sigom Vision, sistema de reconhecimento facial. Juntas, essas soluções vão otimizar o transporte público local e trazer mais facilidades para o dia a dia dos cidadãos.

As novidades chegam em momento propício, onde é necessário atrair mais usuários para o transporte público para melhorar o trânsito. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem, identificou os principais motivos pelos quais a população aderiria mais ao transporte coletivo nas grandes cidades, onde a redução do preço da tarifa (25%) e a diminuição do tempo de espera (24%) seriam as duas principais razões. O lançamento das soluções contribui exatamente para melhorar a qualidade do sistema de transporte, modernizar a bilhetagem local e atrair a população ao transporte coletivo.

O SI.GO chega para facilitar os serviços de cadastro e recadastro de usuários com benefício, pagamento da tarifa diretamente pelo celular (ticket eletrônico) e recarga de crédito online, com pagamento via PIX e cartão de crédito, tudo com o robusto sistema de segurança. A plataforma também está com novas funcionalidades que já estão disponíveis à população de Itaquaquecetuba para proporcionar aos passageiros uma visão integral do transporte público. Os usuários têm acesso a informações em tempo real sobre a lotação dos veículos, previsão de chegada no ponto e no destino, rotas alternativas e muito mais. Qualquer pessoa com um smartphone pode utilizá-lo, uma vez que o aplicativo também foi desenvolvido pensando na acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e está disponível para Android e iOS.

Outra tecnologia incorporada é o sistema de reconhecimento facial Sigom Vision, que auxilia para que o ônibus não encareça, devido ao mau uso de benefícios tarifários por pessoas que não possuem direito para tal. O Sigom Vision funciona com o cadastramento da foto de um usuário para ser utilizado pela solução para reconhecimento facial. A câmera inteligente com infravermelho capta as imagens do usuário e faz comparação automática com a foto do cartão para verificar se o uso é verídico — com isso, evita evasão tarifária.

Por fim, o público também conta com o chatbot via Whatsapp, desenvolvido pela Empresa 1. A interface já está ativa no município e funciona para recarga de cartões, trazendo praticidade ao cidadão no momento de colocar créditos em seu bilhete.

“Tanto para o órgão gestor do transporte público coletivo e quanto para o operador de bilhetagem, estas soluções trazem redução de custos com evasão tarifária, com infraestrutura para venda de crédito e com atendimento ao cliente”, explica Harlen Barbosa, CTO da Empresa 1, que reforça: “o objetivo da Empresa 1 é modernizar o sistema de bilhetagem dos municípios nos quais atua, levando aos passageiros do transporte público tecnologias integradas que contribuam com o avanço da mobilidade urbana, atraindo de volta ao transporte quem não o utilizava mais, melhorando a experiência de usuários frequentes e fornecendo a todos uma experiência mais completa, com conforto e segurança”

Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo – que oferece soluções confiáveis que atendem às necessidades dos clientes na vida real, nas comunidades em que são estabelecidos e nas quais servem. Trabalhando em prol da inovação no transporte de pessoas, a Empresa 1 atende mais de 170 cidades, supervisiona 90 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da Associação Internacional do Transporte Público (UITP), nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013), (UITP), também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. Saiba mais no site da Empresa1.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui