A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, deu início ao projeto “Vamos passear! Educação para além dos muros da escola” com visitas ao Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. A primeira aconteceu na semana passada e a segunda será nesta terça-feira (21). O projeto tem como objetivo fomentar atividades culturais guiadas e contextualizadas com o planejamento pedagógico abordado em sala de aula.
Quarenta estudantes da Emeb Village puderam apreciar a exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que propõe a imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelos povos indígenas no Brasil. Além da exposição temporária, as crianças acessaram todo o acervo fixo do museu.
“As atividades culturais instigam a curiosidade das crianças e aumentam o repertório artístico, proporcionando ensino e aprendizagens significativas, acesso às múltiplas áreas do conhecimento e o envolvimento pessoal, estando alinhadas ao planejamento pedagógico do professor em sala de aula”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
A programação continua e mais 40 crianças da Emeb Village vão ao Museu da Língua Portuguesa nesta terça-feira (21). No próximo sábado (25), será a vez da equipe gestora, professores e funcionários irem para o Theatro Municipal de São Paulo, também na capital. “Compartilhar espaços para enxergar mundos possíveis fora da escola é o nosso objetivo. Esses passeios incentivam os estudantes e promovem maior interação entre eles”, complementou o prefeito Eduardo Boigues.