A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba inaugurou mais três salas de conciliação do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar: conceitos e técnicas de conciliação para uso no ambiente escolar” do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para atender 1.311 estudantes municipais.
“Estamos expandindo o projeto porque acreditamos que a conciliação pode ir além dos muros da escola. Ela vai transformar o futuro de Itaquá em uma cidade de paz e harmonia. Temos como meta ampliar a ideia para mais unidades escolares. Agradecemos a todos os estudantes e profissionais. Juntos estamos fazendo história no município”, afirmou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
O projeto implementado no início de 2024 em escolas de tempo integral agora passa a contar com espaços exclusivos. A primeira sala foi entregue em outubro na Emeb Vereador Augusto dos Santos. Agora, as unidades contempladas foram as escolas Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, Village e Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva. No total, 1.790 estudantes serão atendidos.
Na prática, a sala, que possui mesas, cadeiras e um espaço de leitura e brincadeiras, servirá de apoio durante um conflito em sala de aula. Os estudantes serão levados ao local por um profissional que vai orientar sobre como aplicar técnicas de conciliação e mediação, tornando o ambiente mais harmonioso e colaborativo.
A sala funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com a aplicação de ferramentas utilizadas no âmbito jurídico como a escuta ativa, a validação de sentimentos e a organização de questões e interesses.
A inauguração contou com a presença do juiz federal da Central de Conciliação de Guarulhos, Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, que presenciou uma demonstração de conciliação realizada pelos estudantes. “Itaquaquecetuba é a primeira cidade do país a receber o projeto. Há um ano iniciamos com a capacitação de professores e hoje vemos o resultado entre os estudantes. É nítido que estão convivendo em harmonia e mais conscientes em resolver os conflitos. Estou satisfeito por presenciar isso na prática”, declarou.
A idealizadora do projeto e conciliadora da Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP), Rosane Sanches Antunes, é autora do livro “Ava e os Quadradinhos”, a primeira publicação de uma série com 12 edições que compõem o projeto. O livro lançado em 2023 é destinado aos estudantes do ensino fundamental e traz uma abordagem global das ferramentas de conciliação.
“Itaquá fez o projeto sair do papel. Todas as vezes que acompanho os estudantes na prática de conciliação me emociono com o resultado. Agradeço à gestão municipal pelo espaço e por acreditar no projeto. Com ele vamos combater a discriminação, o bullying e promover a conscientização, o respeito e a empatia nas escolas.”
O vice-prefeito Rogério Tarento falou sobre a importância do projeto na educação. “A conciliação é algo que pode mudar a sociedade. Estamos incentivando os futuros cidadãos de Itaquá. Aprender sobre a boa convivência desde pequeno é criar exemplos para outras gerações. A iniciativa vem para agregar nesse processo de aprendizagem”, destacou.
Prêmio Conciliar é Legal
Itaquaquecetuba conquistou o prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria instrutores de mediadores e conciliadores. A solenidade será no 19 de maio, na sede do CNJ, em Brasília. A premiação é um reconhecimento de iniciativas autocompositivas que contribuem para a pacificação de conflitos, o aprimoramento e a eficiência do Poder Judiciário.
Fotos: Aline Sabino