De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Itaquaquecetuba está em segundo lugar entre as cidades da região nos números de contratações no mercado formal, ficando atrás somente de Mogi das Cruzes.
Desde janeiro de 2024, foram 30.112 admissões, contra 26.947 demissões, gerando um saldo positivo de 3.165 colocações no mercado de trabalho. Destas, o maior número foi para o setor de serviços com 10.738, seguido de indústria com 9.776, comércio com 7.314 e construção civil com 2.279.
Em 2023, Itaquaquecetuba ficou em terceiro lugar na colocação. “O resultado é fruto do trabalho sério realizado pela administração pública de implementar ações voltadas às questões de empregabilidade”, destacou o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.
Há uma série de iniciativas que resultaram nessa conquista, como os programas Itaquá Mais Emprego e o Qualifica, esse último voltado às capacitações da mão de obra local, e a parceria público/privada para a execução do projeto Oficina Criativa, que oferece curso de corte e costura às mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Ocorreu também a inauguração de um departamento segmentado de desburocratização dos trâmites de formalização das empresas, o Via Rápida Empresa, a modernização da legislação municipal para melhor atender as demandas empresariais e de mercado da atualidade, além de outras ações que constam do planejamento estratégico da pasta.
“Estamos focados em melhorar a empregabilidade no município, qualificando cada vez mais pessoas, conseguindo inseri-las no mercado de trabalho e mantendo uma comunicação ativa com as empresas em busca de novas vagas”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira