Nesta semana em que se celebra a Semana da Água, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, promoveu uma série de ações de conscientização.
As atividades voltadas à preservação e o cuidado com esse recurso vital começaram na segunda-feira (18) com sensibilização sobre o meio ambiente e plantio de mudas às margens da APA (Área de Proteção Ambiental) na várzea do rio Tietê, no bairro Estação.
Na terça (19), alunos do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) realizaram uma visita guiada ao Parque Ecológico Mario do Canto e conheceram as características do local.
Os orientadores promoveram uma discussão sobre o rio Tietê e suas particularidades atreladas à biodiversidade da fauna e da flora encontradas na região.
Durante o passeio, os alunos conheceram as trilhas e alamedas recém-nomeadas no parque e, no fim do percurso, os guias apresentaram os serviços ofertados pela pasta.
A dinâmica intitulada “ilhas de biodiversidade” foi realizada na quarta (20) e na quinta (21) nas escolas Homero Fernando Milano e Benedito Vieira Costa, respectivamente, sendo a primeira estadual e a segunda municipal.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri, a Semana da Água é uma ocasião para refletir sobre o valor da água e promover ações concretas para proteger esse recurso vital para o planeta e todas as formas de vida.
“É uma oportunidade para aumentar a sensibilização sobre os desafios relacionados à água, incluindo escassez e poluição, e uma oportunidade para educar os jovens incentivando práticas de uso responsável”, destacou.
“É importante pensar que toda ação tem uma reação. Estamos preocupados com a nossa cidade e por isso preparamos essas atividades. Precisamos tomar atitudes que colaborem para a preservação e economia desse bem natural”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira