A Secretaria Municipal de Educação recebe a partir de segunda-feira (03/01) as novas inscrições e recadastramento para o programa Passe Livre Estudantil, que visa assegurar a gratuidade no transporte público municipal para o primeiro semestre de 2022. Para participar, os interessados deverão acessar o site oficial (www.suzano.gov.br/web/passe-livre) até 21 de janeiro e seguir as instruções.
O programa foi instituído no município por meio da lei complementar nº 226/2013 e tem como objetivo proporcionar mais acesso à Educação para os alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior de Suzano. Anualmente, a iniciativa contempla uma média de 2,5 mil estudantes suzanenses que se enquadram no perfil contemplado: com renda familiar total de até três salários mínimos ou de renda per capita de até meio salário mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico).
Neste primeiro momento, os interessados realizam o cadastro exclusivamente na plataforma online, anexando a documentação exigida. Posteriormente ao prazo final de inscrição, os estudantes devem acompanhar os processos seguintes, de análise e validação da solicitação, que ocorre entre 20 e 30 dias, a depender da demanda de atendimento. O endereço eletrônico ainda conta com uma sessão de “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com “Tutorial de Cadastramento”.
Para aqueles que apresentarem dificuldades em acessar a internet, podem entrar em contato com a pasta por meio do e-mail passelivresuz@gmail.com ou pelo telefone (11) 4744-6084, conforme explica o titular da pasta, Leandro Bassini. “Optamos por dar continuidade aos atendimentos online para otimizar os processos e evitar possíveis aglomerações. Nossa equipe está preparada e disponível para sanar todas as dúvidas dos alunos e familiares”, afirma.
Bassini ainda reforça a necessidade dos participantes se atentarem aos prazos. “Os alunos terão quase 20 dias para realizar o cadastro e recadastramento, portanto, orientamos que os mesmos finalizem a inscrição logo no início do período estipulado”. Embora não seja possível efetuar a inscrição fora do prazo mencionado, a documentação poderá ser enviada posteriormente, uma vez que muitas instituições de ensino limitaram o atendimento ao público neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em virtude deste cenário, a liberação dos créditos para os beneficiários é realizada mediante aulas presenciais. Para tanto, o aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail informando sobre o primeiro carregamento do seu cartão.