INICIATIVA DA PREFEITURA DE SUZANO ARRECADA 350 QUILOS DE RAÇÃO PARA CÃES E GATOS

0
165

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do setor de Bem-Estar Animal, promoveu na tarde desta quarta-feira (15/02), no Suzano Shopping, a entrega dos produtos arrecadados durante a campanha “Histórias de Esperança”, que arrecadou 350 quilos de alimentos nos sete pontos disponibilizados. As doações, iniciadas em dezembro passado, foram destinadas às Organizações não Governamentais (ONGs) Adorável Vira-Lata e Amparo Animal, e às protetoras Nanci Pintam, Simone Primo e Maria Yamamoto, que, juntas, abrigam 120 cachorros e 27 gatos que foram abandonados ou vítimas de maus-tratos. Além de ração, remédios e shampoos também estão na lista dos itens recebidos.

Como no ano passado, quando a primeira edição ocorreu, todos os animais sob proteção foram contemplados com doações individualizadas. Os postos de arrecadação foram instalados em sete lojas associadas ao projeto, sendo três na Gran Pet e na Amipet, e uma na Império Pet. Nesses estabelecimentos foram deixadas mensagens que remetiam a uma espécie de carta “escrita” por cada animal, com o nome, sua história e seus desejos, sugerindo que o doador o adotasse com aquele item oferecido.

As protetoras levaram alguns dos animais até o evento, como forma de simbolizar que eles estavam recebendo as doações. Uma delas, Maria Yamamoto, descreveu algumas das necessidades relatadas nas cartinhas que escreveu para cada um dos seus oito cachorros. “Por ser epilético, o Mumuzinho carecia de um remédio especial para tomar de forma regular. Já a Maia precisava de ração para os seus filhotes que acabaram de nascer. Nós, como protetoras, e os animais, como beneficiários, ficamos muito agradecidos pela sensibilidade de todos que participaram da ação. A solidariedade salva vidas”.

A presidente da ONG Adorável Vira-Lata, Paola Damiani, destacou que essa iniciativa, promovida pela Prefeitura de Suzano, é vital para a manutenção desse tipo de projeto, já que não há outra fonte de recursos. “Nós utilizamos 1,5 tonelada de alimentos por mês, aproximadamente uma média de 50 quilos de alimentos por dia. Se nós não recebermos doações, não temos condições de arcar com esses custos e continuar atendendo os animais da maneira que eles precisam. Por isso, valorizamos cada saco de ração que é doado e continuamos contando com a ajuda de todos”, reforçou Paola.

A campanha desse ano sensibilizou o jovem Eli Oliveira, de 20 anos, que compareceu ao evento e pretende ser o próximo protetor. “Cuido de animais desde os 11 anos e penso em fazer esse trabalho voluntário. Tenho 14 gatos e oito cachorros, mas sinto que posso ajudar mais. No Natal do ano passado, vi muito pet sendo abandonado e precisando de comida”, expressou ele, que vai precisar se cadastrar, assim como os demais interessados, no setor de Bem-Estar Animal, comparecendo à rua Baruel, 126, entre 8 horas ao meio-dia ou das 14 e 16 horas.

Como voluntário da ONG Amparo Animal, o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, também marcou presença e destacou que os suzanenses têm aderido cada vez mais à causa animal. “Com o período de pandemia de coronavírus (Covid-19), as ONGs passaram a ter muito mais dificuldade de manter suas atividades, mas graças às doações, que vêm aumentando desde o ano passado, os animais estão recebendo os alimentos e os remédios necessários”, destacou o parlamentar.

O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, afirmou que a pasta, por meio do setor de Bem-Estar Animal, tem feito a sua parte, tanto em relação ao resgate de animais vítimas de maus-tratos quanto no sentido de incentivar as doações para os locais que se disponibilizam a cuidar de cães e gatos. “Viabilizamos essa ação em conjunto com a Secretaria de Comunicação Pública, ainda em 2021, com o intuito de chamar atenção para essa causa de uma maneira criativa e carinhosa. Entendemos que quando colocamos a mensagem com a preocupação de traduzir um pouco os sentimentos dos animais, conseguimos sensibilizar as pessoas e agregar voluntários para essa missão tão nobre, que é a de salvar vidas”, destacou Chiang.

Crédito das fotos: Mauricio Sordili/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui