Pequenos acidentes que levam a fraturas ou traumas, seja em casa, no jogo de futebol de fim de semana com os amigos ou mesmo no trabalho, não têm dia nem hora para acontecer. Mas precisam de socorro e intervenção rápida. O Imot, referência em ortopedia e traumatologia, com unidades em Mogi das Cruzes e Suzano, conta com serviço de pronto atendimento capaz de atender um caso de emergência rapidamente, com equipe de especialistas.
A clínica mantém uma ala reservada para estes casos e médicos ortopedistas de plantão. As vantagens são muitas: desde a agilidade no socorro, atendimento feito por médico especialista, rápida avaliação e até realização de pequenas cirurgias. Casos mais graves que necessitam de internação são encaminhados para hospitais de referência da cidade com a equipe do Imot.
O médico ortopedista Alexandre Nogueira Ribeiro de Andrade, diretor clínico do Imot, explica que o setor de pronto atendimento é direcionado para os casos emergenciais, como traumas ocasionados por acidentes domésticos ou em ambientes de trabalho, entorses, dor aguda na coluna, pescoço, joelho. Ou seja, situações em que é preciso uma ação rápida.
Como o Imot atua no modelo de “hospital dia”, tem protocolos para atendimento emergencial com dois médicos de plantão na unidade mogiana e um em Suzano. Isso permite atendimento rápido, feito em minutos. Segundo o diretor, 99% dos casos são resolvidos dentro da própria unidade:
“Em hospitais convencionais, o paciente precisa passar pela triagem, depois por um médico plantonista, pode ficar até horas esperando os encaminhamentos internos e o atendimento do especialista. E, nem sempre, isso acontece no mesmo dia. No Imot, o primeiro atendimento já é feito pelo ortopedista”, destaca o diretor.
Isso é possível porque, além ter funcionários altamente treinados para acolherem o paciente e seus familiares da melhor maneira possível, o Imot conta com sala de urgência com médico apto a realizar o primeiro atendimento e tomar as medidas necessárias em relação à continuidade do tratamento no mesmo momento, encaminhando o paciente para os procedimentos necessários, como raio-X, medicação e imobilização.
“Temos à disposição todas as especialidades ortopédicas para dar seguimento ao tratamento do paciente. Além disso, o Imot conta com profissionais capacitados para reabilitar os pacientes atendidos em nossas unidades por meio de diversos serviços, como fisioterapia, acupuntura, RPG, hidroterapia, quiropraxia, entre outros”, destaca Andrade.
Outro diferencial é que o Imot possui raio-X digital. De acordo com o diretor clínico, o aparelho é mais sensível e preciso na identificação de lesões ósseas e isso reflete em mais assertividade por parte da equipe médica quanto aos procedimentos a serem adotados.
A unidade também oferece um ambiente mais seguro, já que é específica para casos de ortopedia. Andrade explica que, com isso, o paciente não fica exposto a outras enfermidades, como infecções diversas, doenças virais ou contagiosas, situações que têm maior probabilidade de acontecer em hospitais convencionais. “Nesse sentido, temos um ambiente muito mais seguro”, pontua o médico.
Mogi das Cruzes e Suzano
A unidade de Mogi das Cruzes oferece o serviço de pronto atendimento de segunda a segunda, das 8h às 22h. Já a unidade de Suzano funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.
O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.