O Parque Ecológico Mario do Canto, em Itaquaquecetuba, agora possui uma horta com o objetivo de aproveitar o espaço para que, após a colheita, os produtos sejam levados para o Banco de Alimentos que fica no mesmo local, onde serão distribuídos para as famílias da cidade por meio de entidades cadastradas. A iniciativa é um projeto piloto e conta com alface, couve, cebolinha e repolho.
De acordo com o secretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Aparecido Ribeiro de Almeida, a ideia é que os alunos das escolas municipais explorem o local. “Temos um projeto que pode incentivar a horta em locais públicos, além de contar com as visitas programadas de alunos da rede municipal.”
“O trabalho realizado no Parque Ecológico mostra a importância da fauna e da flora, e com esse projeto é possível exemplificar como é a vivência em áreas rurais. Um aprendizado único para as nossas crianças da rede municipal de como utilizar a terra com sabedoria”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.
O local que abriga a horta possui um pomar com espécies de árvores frutíferas como acerola, jabuticaba, abacate, mamão, amoras e goiabas, além de um canteiro com alecrim, jiló, berinjela, capim-cidreira, manjericão, quiabo, milho e mandioca.