Como parte das atividades do Curso de Educadores Ambientais Locais, alunos das duas unidades da CEIM Vereador Alcides de Vicente – Raio de Luz, no Jardim Novo Horizonte, participaram da entrega de uma horta escolar, que beneficiará todos os alunos e proporcionará a realização de várias atividades. No total, 34 crianças, duas professoras e uma coordenadora participaram do evento, ao lado de técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
O curso teve início em 2021 e foi organizado em três grandes edições, com a primeira voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). A segunda edição teve como tema “Cidade”, com início em maio deste ano. Já a terceira abrange toda a área próxima à Serra do Itapeti e está em andamento.
Até agora, participaram da formação dos Educadores Ambientais Locais e foram certificadas 126 pessoas, sendo 66 em 2021 e 60 em 2022. Os participantes com frequência igual ou superior a 80% recebem certificados emitidos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Atualmente, a 3ª edição do Curso de Educadores Ambientais Locais está em andamento e seu próximo módulo de formação no próximo sábado, dia 3 de dezembro. O curso vem abordando temas como a importância das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, em especial o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo.
O módulo de formação ministrado no dia 26 de novembro, sobre o tema biodiversidade, teve uma palestra ministrada pelo técnico Carlito Evangelista Júnior, da Fundação Florestal. Já no dia 3, a capacitação abordará os aspectos sociais e culturais da Serra do Itapeti e será ministrada por Luiz Flávio Silva, da Secretaria Municipal de Educação.
A formação também busca sensibilizar a população sobre suas responsabilidades na conservação da biodiversidade, além de promover a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas relações, envolvendo aspectos ecológicos, legais, sociais, culturais, científicos e éticos.