GUARULHOS INTENSIFICA COMBATE À DENGUE EM REUNIÃO DA COMISSÃO DE ARBOVIROSES

0
87

A Secretaria da Saúde de Guarulhos realizou nesta sexta-feira (17) a primeira reunião do ano da Comissão de Arboviroses para apresentar a situação epidemiológica do município e reforçar as ações previstas na fase amarela do Plano de Contingência para Controle das Arboviroses. O encontro discutiu estratégias em andamento e os trabalhos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O plano completo está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br/planos-de-contingencia).

Até o momento Guarulhos registra 30 casos de dengue, sem nenhuma morte associada. Os casos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, com maior concentração nos bairros Cidade Maia (2 casos), Jardim Vila Galvão (2), Ponte Grande (3), Gopoúva (1), Jardim Flor da Montanha (1) e Torres Tibagy (1) na região central. Na Cantareira, os bairros Vila Galvão (6), Jardim Bela Vista (2), Jardim Rosa de França (1) e Parque Continental II (1) e III (1) também apresentam notificações.

Em Bonsucesso, os bairros Vila Invernada (2 casos), Lavras (1), Parque Santos Dumont (1) e Jardim São João (1) foram afetados. Já no Pimentas, os registros foram contabilizados nos bairros Jardim Angélica, Jardim Normandia, Vila Anny e Cumbica, cada um com um caso.

Mobilização nas ruas

Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde têm intensificado as visitas aos bairros. Neste sábado (18) as equipes estarão em ação nos bairros Vila Galvão, Jardim Bela Vista, Jardim Divinolândia e Vila São Rafael orientando moradores e eliminando possíveis criadouros.

Os profissionais, devidamente uniformizados, contam com o apoio da população para realizar o trabalho de prevenção. “É essencial que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações para manter o mosquito longe de suas casas, eliminando focos de água parada”, destacou a secretária-adjunta da Saúde, Flávia Verdugo.

Vacinação contra a dengue

Outra estratégia de combate à dengue é a vacinação de crianças e adolescentes entre dez e 14 anos, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Apesar do esforço, a cobertura vacinal ainda está abaixo da meta de 90%. A faixa etária de dez anos registrou o maior número de vacinados, com 13.102 doses aplicadas, o equivalente a 58,4% do público-alvo, enquanto que a faixa de 11 anos alcançou 8.699 vacinados, o que corresponde a 39,2%.

A Prefeitura reforça a importância da vacinação como medida de proteção coletiva e convida as famílias a levarem seus filhos às UBS para completar o esquema vacinal.
Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultado em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Foto: Elís Lucas/PMG
17/01/2025

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui