As equipes da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, estão realizando um curso de formação em patrulhamento com motos para guardas municipais de Ferraz de Vasconcelos. O trabalho reúne orientações teóricas e práticas e ocorrerá até esta sexta-feira (03/06).GUARDA MUNICIPAL DE MOGI OFERECE CURSO SOBRE RONDAS COM MOTOS PARA AGENTES DE FERRAZ DE VASCONCELOS
Ao todo, são 40 horas/aula de instrução, em que são abordados temas voltados à conduta no patrulhamento tático com a utilização de motocicletas, desde limpeza, manutenção de primeiro escalão até procedimentos operacionais mais complexos, como abordagens, busca pessoal e simulados. As atividades estão ocorrendo na estrutura da Guarda Municipal, no distrito de Jundiapeba.
“A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes se tornou uma referência no trabalho voltado à segurança da população e também nos procedimentos adotados, com qualidade e respeito às normas. Ter a oportunidade de dividir este conhecimento e colaborar para a formação de agentes de outros municípios é importante para o sistema de segurança pública e também para a integração cada vez maior das corporações, visando o atendimento aos moradores”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
O secretário lembrou ainda que a utilização de motocicletas é eficiente para atingir um menor tempo de resposta a ocorrências, uma vez que os veículos sofrem menor influência do trânsito. Além disso, também conseguem chegar a locais de difícil acesso, inviáveis a outros tipos de viatura.
A Romo faz parte da estrutura da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes para atendimento à população. A corporação também possui outros grupamentos específicos, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Ronda Escolar, que atua junto às unidades municipais de ensino, a Patrulha Ambiental, que cuida de questões ligadas à preservação ambiental, a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Rural.
A população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.