A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou, na tarde desta quinta-feira (28/11), 257 pistolas marca Glock e 15 mil munições para a Guarda Civil Municipal. Com a medida, todos os guardas civis municipais da cidade que estão aptos terão uma arma específica para o trabalho na corporação, o que ampliará a segurança dos profissionais e dará mais agilidade ao trabalho dos guardas, que não precisarão mais fazer o procedimento de armamento e desarmamento na entrada e saída do trabalho.
“Temos o compromisso de melhorar a segurança de Mogi das Cruzes e de fortalecer a nossa Guarda Civil Municipal, com melhores condições de trabalho, equipamentos de primeira, valorização profissional e toda a estrutura necessária. As armas que entregamos hoje são consideradas as melhores para a utilização de forças de segurança e a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes será uma das primeiras do estado a utilizar”, destacou o prefeito Caio Cunha, que participou de uma inspeção nas novas armas, realizada nesta quarta-feira (27/11), na Academia da Polícia Civil.
A entrega simbólica a representantes da corporação foi feita, no Centro de Operações Integradas (COI), pelo secretário municipal de Segurança, Augusto César Barbosa, pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Walter Siqueira, pelo capitão Roberto Colentuano, do 17° Batalhão da Polícia Militar, e pelo delegado Francisco Del Poente, titular do 1° Distrito Policial da Polícia Civil. Os guardas civis municipais receberão as novas armas durante os próximos dias.
Com o novo armamento, todos os guardas civis municipais passam a contar com uma arma, que irá utilizar em serviço e também poderá levar para casa. O procedimento é semelhante ao praticado pelas Polícias Militar e Civil. Atualmente, as armas permanecem na estrutura da corporação e os guardas civis municipais, ao chegar, precisam fazer o procedimento de armamento (retirar e conferir as armas), o que demanda entre 15 e 20 minutos.
Fortalecimento da Guarda Civil Municipal
Nos últimos anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações para fortalecer o trabalho da Guarda Civil Municipal na cidade. Entre as iniciativas está a elaboração de um novo plano de carreira para a corporação e a ampliação do efetivo. Atualmente, a Guarda conta com 313 guardas municipais no efetivo da corporação, um crescimento de 50,5% em relação a 2021.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com oito grupamentos: Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar, Projeto Anjos da Guarda, Patrulha Rural, Patrulha Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo) e Canil, que teve sua sede inaugurada em julho deste ano.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou o Centro de Operações Integradas (COI), com investimento de cerca de R$ 23 milhões, incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento, como câmeras e a muralha eletrônica. O COI reúne o monitoramento das câmeras da Prefeitura, da Muralha Eletrônica, além do setor de inteligência da Guarda Municipal.
A Prefeitura também instalou 40 totens de segurança em Mogi das Cruzes, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas escolas. As imagens são monitoradas na Central de Monitoramento de Totens. Eles possuem monitoramento com câmera de 360 graus e câmeras direcionais, além de um interfone em que a população pode acionar a Guarda Municipal para atendimentos de emergências.
Já as câmeras de monitoramento antigas existentes na cidade foram substituídas por modelos mais novos e modernos. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com cerca de 700 câmeras, entre equipamentos de monitoramento, da Muralha Digital Inteligente, totens de segurança, entre outras iniciativas
A Guarda Civil Municipal também recebeu 10 novas viaturas para utilização da ROMU, da Ronda Escolar, da Patrulha Maria da Penha e do patrulhamento de área, além de 12 novas motocicletas para a ROMO.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia