A Guarda Ambiental e as secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba flagraram, no início desta semana, o corte ilegal de árvores na estrada Bonsucesso.
Foram apreendidos um trator, dois caminhões, três motosserras e facões. No momento do flagrante, a alegação do indivíduo era de que ele tinha autorização para a supressão no local, mas a informação era falsa. As multas aplicadas somam R$ 474.575,75.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância de denunciar esses casos. “Quando ocorre o loteamento clandestino e sua venda, além do corte ilegal de árvores, outros problemas podem surgir para o meio ambiente”, disse.
Além disso, antes de adquirir qualquer terreno ou residência é fundamental consultar a situação do local nas secretarias de Planejamento e Habitação. Isso evita a perda financeira por parte do comprador, além de outros problemas, já que o loteamento clandestino oferece riscos e transtornos.
Ações irregulares como corte de árvores, desmatamento ou construção irregular devem ser denunciadas para a Guarda Ambiental pelo 153 ou via Centro de Comunicações no número (11) 4753-1108.