Com direito a exposição dos novos ônibus, teve início nesta quarta-feira (1º de janeiro) a operação do Guararema Sem Pagar. Inovador, o programa da Prefeitura de Guararema, além de tornar completamente gratuita a tarifa do transporte público municipal, também traz um novo conceito para o sistema de linhas e horários.
Idealizado para facilitar a vida dos moradores a partir de viagens mais rápidas e confortáveis, o Guararema Sem Pagar vem com a renovação da frota de ônibus, que passa de 19 para 38 ônibus, dos quais 21 são zero quilômetro.
Destes novos veículos, seis estiveram expostos, das 10 às 14 horas desta quarta-feira (1º de janeiro), na rua Maria Apparecida Freire Martins, o novo viário que liga o Nogueira ao Centro. A população pôde, em primeira mão, conhecer os ônibus, que agora são na cor roxa, e também circular pelos bairros a partir dos novos itinerários.
Além da renovação da frota, da existência de novos terminais provisórios nas regiões Norte e Sul e da criação de linhas exclusivas para alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, a principal novidade é a existência de linhas-tronco que fazem ligações rápidas entre terminais. Por exemplo: a linha T001, que sai do Terminal Rodoviário “Eduardo Ramires”, no bairro Ipiranga, vai direto até o Terminal Rodoviário da UBS Lambari.
A partir da UBS Lambari os moradores podem embarcar em linhas convencionais, que circulam dentro dos bairros, como o próprio Lambari, e também o Parateí, Guanabara, Fukushima e demais bairros da região Norte.
Para que todos tenham acesso às novas informações, os pontos de ônibus de toda a cidade receberam a comunicação visual do programa, com um QR Code que leva para o site sempagar.guararema.sp.gov.br. Neste endereço é possível consultar, a qualquer momento, o mapa das linhas e todos os detalhes pertinentes.
“Depois de muito planejamento, hoje temos orgulho em tirar do papel este sonho que é o Guararema Sem Pagar. Graças à boa saúde financeira da Prefeitura e a uma sucessão de boas gestões iniciadas com os hoje deputados André do Prado e Marcio Alvino, hoje podemos entregar essa conquista aos moradores”, diz o prefeito de Guararema, o Zé.
Toda a operação do Guararema Sem Pagar é custeada pela Prefeitura de Guararema, que conta com recursos já alocados para este fim. Ou seja: o contrato com a empresa responsável pela operação dos ônibus é custeado única e exclusivamente pela Administração Municipal, sem necessidade de pagamentos por parte dos usuários finais, que também não precisam comprovar residência ou utilizar cartões (com exceção dos alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino, que a partir da volta às aulas terão cartões específicos e gratuitos para uso em linhas exclusivas).
Além do site sempagar.guararema.sp.gov.br, informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp da empresa responsável, ATT Transportes – (11) 95071-5213 e junto ao Departamento de Trânsito da Prefeitura de Guararema, que atende pelo telefone (11) 4693-7415 das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira.