Fotos: Divulgação
Reunião ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
A Prefeitura de Itaquaquecetuba esteve, na última segunda-feira (27), na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística com o objetivo de solucionar os problemas históricos de alagamentos na cidade.
Após reunião, foi previamente acertado com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que seja feito um estudo da macro e microdrenagem de toda a cidade para entender melhor os pontos de alagamentos, suas causas e, assim, trabalhar para resolvê-las. Além disso, haverá um cronograma de reuniões para acompanhar cada passo.
“Houve a abertura direta de um canal de comunicação com o governo estadual e a própria secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, nos recepcionou, o que nunca aconteceu antes na história de Itaquaquecetuba”, contou o prefeito Eduardo Boigues.
Também será feito o compartilhamento entre governo estadual e a prefeitura de informações sobre a barragem da Penha para entender seu funcionamento, o quanto de chuva cai e sai de Itaquaquecetuba, e se isso vem causando os problemas. Por fim, será feito o desassoreamento de todo o lote 4, trecho do Rio Tietê que pertence a Itaquá.
“Graças aos compromissos firmados, não precisaremos acionar a Justiça porque estamos vendo o quanto o Estado está disposto a colaborar e resolver esse problema na cidade que perdura há anos”, destacou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa, que acompanhou o prefeito durante a agenda com a secretária estadual.