A 2ª Gincana Ecológica realizada pela Pastoral da Ecologia e Catequese da Diocese de Mogi das Cruzes – região Suzano -, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, garantiu a arrecadação de 1,2 tonelada de materiais recicláveis durante evento realizado no último sábado (23/03), no Parque Municipal Max Feffer. A ação reuniu representantes de seis comunidades religiosas da cidade e premiou a Paróquia São Francisco de Assis (Palmeiras) com a imagem do frade católico que dá nome a esta unidade, em cerimônia que contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi. Os itens foram direcionados para triagem da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Venceremos, conhecida como Cooperativa Univence.
A atividade foi conduzida pelos padres Carmine Mosca e Luiz Ricardo, além do frei Eder Alexis, que contaram com o auxílio das agentes de pastorais Patrícia Césare, Maria Aparecida de Oliveira Sena, Regiana Oliveira da Silva e Marli Magalhães de Sousa Silva. O objetivo foi promover uma disputa saudável entre as comunidades participantes, de forma a incentivar a conscientização das boas práticas sustentáveis.
A Paróquia São Francisco de Assis ganhou a gincana não só pelo fato de ter arrecadado a maior quantidade de materiais (616,5 quilos), incluindo tampinhas, lacres e demais resíduos sólidos, como também por ter mobilizado um número maior de pessoas, 44 no total. Ainda foi considerado na competição o menor consumo de água entre as paróquias, baseado nas contas relativas ao mês de fevereiro. Nesse quesito, a São Judas Tadeu registrou o menor número, com 2 metros cúbicos (m³).
A partir dos critérios avaliados, o 2º lugar ficou a Paróquia Divino Espírito Santo do Jardim Imperador, com 292 quilos e 26 participantes; a 3ª posição foi da Paróquia Bom Pastor (Cidade Edson), com 243 quilos e 24 participantes; o 4º lugar foi conquistado pela Paróquia Nossa Senhora Mãe do Redentor (Vila Amorim), com 70,5 quilos e 27 participantes; o 5º lugar ficou com Paróquia São Judas Tadeu (Jardim São Bernardino), com 32 quilos e 34 participantes; e a 6ª posição foi ocupada pela Paróquia Santa Helena (Parque Maria Helena), com 17,5 quilos e quatro participantes.
O prefeito cumprimentou a iniciativa da Pastoral da Ecologia e Catequese da Diocese de Mogi das Cruzes, parabenizando os envolvidos na organização e nessa simbólica disputa. “Nem o tempo chuvoso foi suficiente para desmotivar todos que se engajaram nessa iniciativa, que representou uma forma de promover a conscientização ambiental e auxiliar dezenas de famílias que participaram das atividades relacionadas à triagem dos materiais. Estivemos lá no Pavilhão Zumbi dos Palmares ao lado do nosso sempre secretário André Chiang, para enaltecer os responsáveis que fizeram mais uma edição deste evento acontecer, em especial os padres Carmine Mosca, da Paróquia Bom Pastor; e Luiz Ricardo, da Paróquia São José Operário, além de toda a equipe da Pastoral da Ecologia e Catequese”, declarou o chefe do Executivo suzanense.
Crédito da foto: Wanderley Costa/Secop Suzano