Vacinação ocorre nas unidades de saúde de segunda a sexta, das 7h às 16h
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba iniciou, nesta segunda-feira (20), a aplicação do imunizante bivalente contra Covid-19 em gestantes e puérperas. A terceira etapa segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e a vacinação ocorre nas unidades de saúde de segunda a sexta, das 7h às 16h. A previsão é de que 2,6 mil gestantes recebam o imunizante.
A primeira etapa contemplou pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas e ribeirinhas. Já a segunda foi destinada às pessoas de 60 a 69 anos. “É a terceira etapa das aplicações e seguiremos focados na campanha. O número de casos de Covid-19 vem caindo em todo o país e nosso objetivo é evitar novas variantes e possíveis agravamentos”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Para receber o imunizante, a orientação é comparecer na UBS mais próxima com cartão vacinal e documento de identificação. É possível comprovar a gestação com cartão de pré-natal, prescrição médica ou exames. Já as puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança. É preciso ter pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina.
O prefeito Eduardo Boigues também pontuou a importância do avanço da vacinação na cidade, inclusive entre idosos e profissionais da saúde, próximo grupo a ser contemplado de acordo com o cronograma. “As duas primeiras etapas foram mais direcionadas a idosos e agora chegou a vez das nossas gestantes. Fico feliz em acompanhar o empenho dos profissionais da saúde, que será o próximo grupo a ser contemplado”, disse.
Foto: Verônica Ribeiro